ONU revela grande preocupação com “situação muito fluida” no Burundi

Ouvir /

Secretário-geral pede calma e contenção após relatos de alegada destituição do líder Pierre Nkurunziza; agências de notícias citam anúncio da Presidência a informar que  ação teria sido frustrada.

Burundeses refugiados em Ruanda. Foto: Acnur

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas informaram esta quarta-feira que acompanham com grande preocupação os desenvolvimentos no Burundi.

Agências de notícias anunciaram que milhares de pessoas fizeram-se às ruas da capital, Bujumbura, após um alegado anúncio de destituição do presidente Pierre Nkurunziza. A ação segue-se à agitação no país após o anúncio da sua candidatura para a corrida eleitoral para um terceiro mandato.

Justiça

Os relatos das agências referem que a Presidência teria informado que a ação foi sido frustrada e que os seus autores seriam levados à justiça. Nkurunziza, que estava a participar numa cimeira regional na Tanzânia, teria anunciado o seu retorno ao Burundi.

Falando a jornalistas em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral disse que o chefe da ONU lançou um apelo urgente a todas as partes para que exerçam a calma e contenção.

Estabilidade

Stéphane Dujarric disse que os desenvolvimentos estão a ser avaliados da situação considerada “muito fluida”.

O representante afirmou que todas lideranças no Burundi foram lembradas da necessidade de preservar a paz e a estabilidade no país, que sofreu de forma grave devido a anteriores crises de violência.

Decorrem  contactos entre a ONU e o enviado especial do secretário-geral, Said Djinnit, que está na capital tanzaniana Dar-Es-Salaam a participar na Cimeira da Comunidade de Países da África Oriental.

Leia Mais:

Conselho de Segurança promete resposta rápida a atos contra paz no Burundi

Cerca de 40 mil burundeses deixaram o país devido à violência pré-eleitoral

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031