ONU pode aumentar ajuda humanitária no Iêmen com pausa no conflito

Ouvir /

Subsecretária-geral das Nações Unidas afirmou que se a pausa humanitária for implementada por todos os lados a partir desta terça-feira, será possível levar mais alimentos e remédios para o país.

Crianças e animais em campo de refugiados no Iêmen. Foto: Acnur/H.Macleod

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

A subsecretária-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Valerie Amos, afirmou que se a pausa nos conflitos no Iêmen for implementada esta terça-feira, 12 de maio, será possível levar mais ajuda para o país.

Amos fez referência à declaração do ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita e do secretário de Estado americano sobre uma pausa humanitária na região.

Alimentos e Água

A representante da ONU espera que todos os lados implementem a medida dada a piora da situação do país com centenas de milhares de civis presos no meio do conflito e sem acesso aos suprimentos de ajuda.

Amos disse ainda que com a pausa humanitária, a ONU e seus parceiros vão poder levar alimentos e água para a população, e fornecer assistência médica aos doentes e feridos.

Mas a subsecretária-geral afirmou que isso só será possível com garantias de segurança e apoio logístico.

Navios

Ela lembrou que dois navios de carga do Programa Mundial de Alimentos, PMA, chegaram à Hudaydah, durante o fim de semana levando combustíveis, comida, água e suprimentos nutritivos.

Amos disse que a ONU tem mais ajuda de emergência pronta para ser transportada para o país, assim como aviões preparados para ajudar a retirar os feridos da região.

A subsecretária-geral pediu a todos os envolvidos no conflito que parem com os combates e suspendam os bombardeios para dar uma trégua à população iemenita.

Valerie Amos deixou claro "ser vital que todas as partes respeitem suas obrigações para proteger os civis de acordo com a lei humanitária internacional".

Leia Mais:

PMA anuncia chegada de carregamento de combustível ao Iémen

Crianças do Iêmen sob risco iminente de desnutrição severa

Coordenador humanitário da ONU preocupado com relatos de mortes no Iêmen

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031