ONU investiga morte de soldado de paz no Mali

Ouvir /

Minusma disse que outro elemento da força ficou ferido no incidente ocorrido esta segunda-feira em Bamako; violência no norte do país faz mais de 31 mil deslocados em duas semanas.

Soldados da Minusma. Foto: Minusma/Harandane Dicko

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Missão da ONU no Mali, Minusma, anunciou a morte de um soldado de paz após ter sido alvejado a tiros na capital Bamako.

De acordo com a operação de paz, o incidente ocorreu esta segunda-feira e ainda está a ser investigado. O soldado veio a perder a vida depois de disparos contra a viatura em que seguia com um colega que ficou ferido.

Ataques

Entretanto, mais de 31 mil pessoas foram obrigadas a fugir de suas casas durante as últimas duas semanas, em grande parte da região de Timbuktu. A área registou uma escalada de ataques de grupos armados.

O Programa Mundial de Alimentação, PMA, disse que nos últimos dias centenas de malianos atravessaram a fronteira para os vizinhos Níger, Mauritânia e Burkina Faso.

A agência afirmou que os combates no norte do país reduzem o espaço humanitário já limitado, além de dificultar a assistência humanitária essencial para as populações vulneráveis.

Interrupções

Os combates afetam gravemente os transportes fluviais e rodoviários, o que resulta em pausas na distribuição alimentar.

O PMA destaca que o atual cenário agrava a já difícil situação, em que mais de 3 milhões de pessoas lutam para ter comida suficiente com comunidades anfitriãs a preparar-se para uma grave época de escassez.

Cerca de 410 mil pessoas carecem de assistência alimentar imediata no país, onde o PMA pretende fazer chegar ajuda de emergência a 1,2 milhão. Entre eles estão comunidades que devem beneficiar de apoio para sair da crise.

Leia Mais:

Mali: mais de 20 mil fugiram das suas casas devido à violência numa semana

Diversidade cultural é patrimônio comum e oportunidade para humanidade

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031