Alerta sobre ameaças no Dia Internacional da Diversidade Biológica

Ouvir /

Ambientalista moçambicano cita aumento de demanda de espécies de fauna e flora do continente africano; em entrevista à Rádio ONU, Carlos Serra Júnior defende criação urgente de parques ecológicos municipais.

Dia Internacional da Biodiversidade é celebrado neste 22 de maio. Foto: Rádio ONU/Ouri Pota

Ouri Pota , da Rádio ONU em Maputo.

Celebra-se este 22 de maio o Dia Internacional da Diversidade Biológica sob o lema “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”. A data foi proclamada pelas Nações Unidas em 1992.

Em conversa com a Rádio ONU, em Maputo, o jurista e ambientalista Carlos Serra Júnior defendeu a criação de formas sustentáveis para que habitantes de determinada área sejam motivados a protegê-la.

Modelos de Urbanização

"As cidades têm muita biodiversidade, precisam dela especialmente aquilo que é a componente de flora. Portanto, o que está acontecer hoje em todas cidades moçambicanas é um crescimento, não um desenvolvimento, pondo em causa ecossistemas, habitats das espécies de flora e fauna essenciais ao nosso equilíbrio nas cidades. Temos urgentemente que repensar os modelos de urbanização para não repetirmos os erros cometidos aqui e fora."

A questão da diversidade é uma preocupação não só em Moçambique mas também no continente africano. Carlos Serra apela à uma maior intervenção das entidades com responsabilidade no tema.

Demanda

"Há, neste momento, uma demanda enorme proveniente principalmente do continente asiático. O elefante está ameaçado, várias espécies da flora, os tubarões ao longo da costa bem como espécies como pangolins, felinos estão também ameaçados com essa enorme demanda que está a acontecer não só em Moçambique como no continente africano. Tem que ser feito algo a nível internacional, tal como a nível moçambicano."

O ambientalista deixou mais um pedido com vista a conservação da diversidade.

"Temos que avançar claramente para criação dos primeiros parques ecológicos municipais. Todas as cidades têm que ter parques ecológicos, uma espécie de cinturão verde dentro da cidade, temos também que nos preocupar cada vez mais com a protecção do verde urbano. Não faz sentido que hoje tenhamos ruas novas em áreas novas e nem uma árvore tem. As posturas urbanas não estão a ser aplicadas se existem ou não existe. Você tem dinheiro para fazer uma casa mas não planta as árvores, e assim as cidades estão cada vez mais poluídas."

Com o Dia Internacional da Diversidade Biológica pretende-se alertar a população para a necessidade e importância da conservação da diversidade da natureza viva.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031