Nepal: ONU fala de corrida contra o tempo para assistir sobreviventes

Ouvir /

Duas semanas depois, mais de 360 mil pessoas receberam comida e cerca de 300 mil água potável; Ocha está usando programas de rádio e redes de celular para garantir que as pessoas afetadas saibam como e aonde obter ajuda.

Chegada de ajuda humanitária ao Nepal. Foto: Unicef/Kiran Panday

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Segundo o Escritório da ONU para Coordenação de Assistência Humanitária, Ocha, duas semanas após terremoto devastador que atingiu o Nepal, trabalhadores atuando na resposta continuam usando métodos tradicionais de forma inovadora.

O objetivo é chegar às pessoas afetadas em áreas remotas, de difícil acesso, com itens de ajuda.

Monções

O tremor de 7,8 graus na escala Richter atingiu o país em 25 de abril, matando e ferindo milhares de pessoas e destruindo casas e meios de subsistência em mais de metade dos distritos do Nepal.

Centenas de milhares de pessoas ficaram desabrigadas e, junto com outros sobreviventes, precisam de assistência humanitária urgente. Após o desastre, o governo nepalês lançou uma grande operação de ajuda, com apoio da comunidade internacional.

Segundo o coordenador humanitário da ONU para o Nepal, Jamie McGoldrick, "há pouco tempo para chegar às pessoas que precisam". Ele mencionou que com a aproximação da temporada de monções, o imperativo é fornecer às comunidades abrigo e suas necessidades básicas.

Criatividade

De acordo com o Ocha, as pessoas trabalhando na resposta estão lidando com o desafio da topografica complementando, de forma criativa, a entrega padrão de assistência com métodos tradicionais das comunidades.

Outras medidas também contribuem com a habilidade do Ocha de acelerar o fluxo de itens de assistência.

Elas incluem o aumento na capacidade do transporte aéreo, descentralização do apoio logístico, através da criação de centros adicionais próximos às áreas afetadas e a inclusão de uma rede rodoviária.

Programas de Rádio

Equipes foram enviadas a pé para cobrir as áreas atingidas e itens de ajuda também estão sendo entregues em locais combinados com as comunidades.

O Ocha também está usando programas de rádio e redes de celular para garantir que as pessoas afetadas saibam como e aonde obter ajuda. Isto também permite a elas que falem à agência da ONU sobre suas necessidades e preocupações receber e que o Ocha responda de acordo.

Até o momento, em coordenação com autoridades nacionais e locais, milhares de lonas e utensílios domésticos foram distribuídos. Mais de 360 mil pessoas receberam comida e cerca de 300 mil água potável.

Outros milhares foram beneficiados com apoio à higiene e saneamento e 19 hospitais de campanha foram criados.

Leia Mais:

Unicef alerta que quase 1 milhão de crianças estão sem escola no Nepal

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031