Na Polônia, Ban participa de celebração pelo fim da Segunda Guerra Mundial

Ouvir /

Data está completando 70 anos; secretário-geral também  se reuniu com autoridades do país e o presidente da Ucrânia.

Ban Ki-moon no encontro com presidente Bronislaw Komorowski. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU está na Polônia onde participa, em Gdansk, de uma comemoração do aniversário de 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Em um painel de alto-nível, Ban Ki-moon lembrou o "enorme" sacrifício compartilhado e o alto preço da vitória sobre o fascismo, pago pelos milhões que perderam suas vidas.

Atrocidades

O chefe da ONU afirmou que os "terríveis longos anos da Segunda Guerra Mundial foram um momento de atrocidades indescritíveis e de fé e humanidade perdidas".

Ele disse que em 1945, as Nações Unidas foram fundadas "sobre as cinzas desta guerra calamitosa".

Ban afirmou ainda que "desta tragédia, surgiu uma determinação comum da comunidade internacional de se unir e criar a ONU, para promover a paz e segurança internacionais".

O secretário-geral declarou ainda que os princípios-chave da Carta da organização e todos os princípios modernos de direito internacional foram formulados como respostas diretas à guerra. Isto inclui os princípios de não-agressão, resolução pacífica de disputas e respeito aos direitos Humanos.

Ucrânia

Ainda na Polônia, o secretário-geral se reuniu com o presidente Bronislaw Komorowski e a primeira-ministra polonesa Ewa Kopacz. Ban também esteve com o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko.

De acordo com seu porta-voz, nesta sexta-feira, o chefe da ONU segue para a Ucrânia, antes de ir para Moscou, capital da Rússia, durante o fim de semana.

Leia Mais:

Cerimônia marca o fim da Segunda Guerra Mundial e a criação das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031