Na Irlanda, Ban parabeniza decisão sobre casamento igualitário

Ouvir /

Secretário-geral lançou no país Programa de Jovens Delegados da ONU; no encontro, ele afirmou que esta é a primeira geração que pode acabar com a pobreza e a última que pode evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Ban Ki-moon na Irlanda. Foto: ONU/Evan Schneider

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.*

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lançou o Programa da Irlanda de Jovens Delegados das Nações Unidas, nesta terça-feira, num evento realizado em Dublin, na Irlanda.

Mencionando o resultado do referendo sobre casamento igualitário na última sexta-feira, Ban Ki-moon disse que as vozes dos jovens tiveram "grande parte neste sucesso". Ele deu os parabéns e disse que nas Nações Unidas parceiros do mesmo sexo têm agora direitos iguais.

Geração

Falando aos participantes, Ban disse que esta é a primeira geração que pode acabar com a pobreza e a última que pode evitar os piores impactos das mudanças climáticas.

Segundo o secretário-geral, ao estabelecer o Programa de Jovens Delegados da ONU, o Conselho Nacional da Juventude do país e o Departmento de Relações Exteriores e Negócios mostram a importância que dão em incorporar os jovens nas tomadas de decisão.

O chefe da ONU afirmou que ao incluir jovens em sua delegação nacional, o governo irlandês "vai se beneficiar de suas perspectivas ao mesmo tempo que os ajuda a compreender as complexidades das negociações internacionais".

Recessão

Ban disse que em muitos países os jovens foram atingidos de forma desproporcional pela crise econômica e a recessão. Ele também destacou que, em diversos locais, os jovens estão sendo afetados por conflitos.

Mas Ban declarou que os jovens não são apenas vítimas da pobreza e da violência, são "agentes de mudança" e representam "promessa, não perigo".

Mídias Sociais

Para o chefe da ONU, os jovens vão ter papeis centrais no combate à mudança climática. Ele disse ter ficado "encorajado" ao ver tantos participando da marcha do clima em Nova York, em março deste ano.

Ele afirmou que os próximos meses serão "fundamentais" para o desenvolvimento sustentável, citando a conferência de Financiamento para o Desenvolvimento, em Addis Abeba, em julho; a adoção da nova agenda de desenvolvimento sustentável na sede da ONU, em Nova York, em setembro; e o encontro sobre clima em Paris, em dezembro.

As Nações Unidas também comemoram em 2015 o aniversário de 70 anos.

Ban disse que o trabalho com e para os jovens é uma prioridade e pediu que eles se unam à campanha de envolvimento social e digital chamada #YouthNow.

*Apresentação: Michelle Alves de Lima.

Leia Mais:

Fórum de Educação determina metas globais para o setor até 2030

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031