Historiadora moçambicana fala das vantagens da internet para museus

Ouvir /

Matilde Muocha, que é curadora da Tortaleza de Maputo, fez uma pós-graduação da Argentina, sem sair de Moçambique; Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação é celebrado neste domingo, 17 de Maio.

Foto: Banco Mundial/Arne Hoel

Ouri Pota , da Rádio ONU em Maputo.*

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação é celebrado neste domingo, 17 de Maio.

Sobre esta data, a Rádio ONU, em Maputo, conversou com a historiadora e curadora da Fortaleza de Maputo, Matilde Muocha. Ela destacou os ganhos obtidos através da internet, na área de museus e  patrimónios.

Ampliação do Público

"Eu penso que um dos maiores ganhos da Internet neste momento é que temos espaço para poder ampliar público, os nossos museus, os nossos monumentos podem ser apreciados e os conhecimentos podem ser adquiridos a uma dimensão do mundo porque a partir do instante que nós temos a informação disponibilizada, qualquer pessoa a nível do mundo pode aceder os nossos serviços, aceder a nossa informação."

Na entrevista, ela mencionou também a pós-graduação que fez, através da internet.

"Eu fiz a pouco tempo uma pós-graduação em “Gestão de cidades e empreendimentos criativos” na Universidade Nacional de Cordoba na Argentina. Eu fiz toda pós-graduação on-line, eu não precisei de sair de Moçambique. Eu poupei nas passagens aéreas, na hospedagem, eu simplesmente tive que pagar propinas e acedi aos melhores professores do mundo, outros professores estavam nos estados unidos, na Espanha , na Argentina, no Brasil foram meus professores, eu não teria essa oportunidade sem Internet."

O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação visa a fazer uma reflexão sobre as potencialidades e desafios das novas tecnologias na vida dos cidadãos.

*Apresentação: Laura Gelbert.

Leia Mais:

Entrevista: Cantora, Isabel Novela fala de internet e música

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031