Florestas podem ser trunfo nas ações para acabar com fome mundial

Ouvir /

Avaliação está em novo relatório divulgado nesta quarta-feira; documento foi lançado durante 11ª sessão do Fórum da ONU sobre Florestas; encontro acontece na sede da organização, em Nova York.

As  florestas são essenciais para alcançar segurança alimentar. Foto: FAO/Noel Celis

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Cerca de uma em cada nove pessoas em todo o mundo ainda sofrem de fome, a maioria na África e na Ásia. E as florestas são essenciais para alcançar segurança alimentar.

A avaliação está na "mais completa análise" até o momento sobre a relação entre florestas, alimentos e nutrição. O relatório foi lançado nesta quarta-feira em Nova York, em um evento paralelo do Fórum das Nações Unidas sobre Florestas.

Nutrição

O novo relatório foi lançado pela União Internacional de Organizações de Pesquisa sobre Florestas, Iufro, na sigla em inglês. O documento também destaca a necessidade de que os grupos mais vulneráveis da sociedade tenham acesso seguro aos alimentos das florestas.

Mais de 60 cientistas de todo o mundo colaboraram com a publicação "Florestas, Árvores e Paisagens para Segurança Alimentar e Nutrição – Um relatório de Avaliação Global".

O documento foi coordenado pelo Iufro, em nome da Parceria Colaborativa sobre Florestas, CPF.

Os benefícios de árvores e florestas para a nutrição são múltiplos. Alimentos de árvores são, muitas vezes, ricos em vitaminas, proteínas e outros nutrientes, e são associados com dietas diversificadas.

O documento menciona ainda carnes, peixes e insetos, e que as florestas também são essenciais para lenha e carvão vegetal, entre outros benefícios.

Subsistência

O relatório enfatiza que as florestas têm papel importante complementando plantações produzidas em fazendas.

Segundo a ONU, mais de 25% da população mundial, cerca de 1,6 bilhão de pessoas, contam com os recursos das florestas para sua subsistência.

Leia Mais:

Fórum na ONU busca integrar florestas à agenda de desenvolvimento pós-2015

Fórum da ONU deve definir futuro das florestas para os próximos 15 anos

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031