Enviado da ONU realiza consultas com representantes de várias partes no Iémen

Ouvir /

Encontro pretende retomar conversações políticas sob os auspícios da organização; na pausa humanitária ONU pede que auxílio não seja politizado; Conselho de Segurança quer conferência que envolva todas as partes iemenitas.

Ismail Ould Cheikh Ahmed. Foto: ONU.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O enviado especial do secretário-geral para o Iémen está no país para apoiar os esforços das agências humanitárias das Nações Unidas com vista a mitigar o sofrimento. A deslocação ocorre durante a pausa humanitária declarada após semanas de ataques aéreos da coligação de países contra os rebeldes Houthis.

A ONU anunciou que a primeira visita de Ismail Ould Cheikh Ahmed ao Iémen após assumir o cargo, também pretende garantir que a trégua e o cessar-fogo criem a atmosfera apropriada para relançar o processo político.

Estado de Direito

A organização quer que através dessa iniciativa sejam servidos os interesses dos iemenitas e atingidas as suas aspirações para restauração do Estado de direito, das instituições estatais e das Liberdades Fundamentais.

O enviado deve realizar consultas alargadas com representantes políticos, da sociedade civil, dos jovens e de mulheres para estudar formas para retomar as conversações políticas o mais rapidamente possível sob os auspícios da organização.

Pessoas Isoladas

Antes, a subsecretária-geral para a Assistência Humanitária disse que a pausa nos combates vai permitir a entrega de alimentos, suprimentos médicos e artigos essenciais aos civis incluindo as pessoas isoladas nas zonas de conflito.

Valerie Amos pediu que a ajuda seja encaminhada através das Nações Unidas e entidades internacionais dado o seu caráter imparcial e neutro na coordenação das atividades de socorro em emergências. Ela considerou essencial que a ajuda humanitária não seja politizada.

Conversações 

Nesta terça-feira, os Estados-membros do Conselho de Segurança pediram ao secretário-geral que convoque uma conferência que envolva todas as partes iemenitas que culmine numa solução política consensual para a crise.

Esse encontro seria realizado a abrigo da “iniciativa do Conselho de Cooperação do Golfo e o seu mecanismo de implementação, dos resultados da Conferência de Diálogo Nacional Abrangente e das resoluções do Conselho de Segurança”.

A nota do órgão realça que o diálogo político inclusivo deve ser liderado pelos iemenitas. O outro pedido é que todos os lados envolvidos participem nas conversações realizadas sob a égide da ONU sem pré-condições e de boa-fé.

Transição

A intenção é que seja encontrada a solução para as diferenças com o diálogo e consultas, “rejeitando atos de violência para obter fins políticos e abstendo-se de toda ação unilateral provocativa que mine a transição política.

Após expressar grande preocupação com as graves consequências humanitárias da contínua violência no Iémen, o grupo saudou a iniciativa da Arábia Saudita e do Governo do Iémen para  a implementação da pausa humanitária de cinco dias.

Operações Militares

O apelo a todas as partes é que respeitem a medida, que o Conselho enfatizou que deve ser bem-sucedida. O pedido é que estas suspendam as suas operações militares de forma transparente e confiável.

No período, deve ser permitida a entrada e a entrega de artigos essenciais para a população civil incluindo alimentos, remédios e combustível e que facilitem as atividades de campo das agências humanitárias em coordenação com o Governo.

O Conselho quer ainda que seja facilitada a prestação de assistência humanitária urgente e o acesso rápido, seguro e sem obstáculos de agências humanitárias para os necessitados, incluindo a assistência médica.

Leia Mais:

Unesco vê mais auxilio e preservação de sítios culturais com trégua no Iémen

ONU pronta para entregar ajuda no Iêmen

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031