Enviado apresenta informe sobre crise no Burundi ao Conselho de Segurança

Ouvir /

Said Djinnit prossegue consultas para o reinício do diálogo político no país africano; representante teve reunião com o presidente Pierre Nkurunziza; líder promete levar implicados da fracassada tentativa de golpe à justiça.

Said Djinnit. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Região Africana dos Grandes Lagos apresenta, esta quarta-feira, um informe ao Conselho de Segurança sobre a situação no Burundi.

De acordo com a organização, Said Djinnit dará a informação ao órgão por videoconferência da capital do país, Bujumbura. Na terça-feira, o representante encontrou-se com o presidente Pierre Nkurunziza.

Eleições

Após a reunião, Djinnit reiterou a condenação do secretário-geral à tentativa de derrube do governo eleito. Ele salientou a necessidade do diálogo político para que sejam criadas as condições para a realização de eleições livres e justas.

Agências de notícias disseram que no dia do encontro continuaram protestos, tendo sido ouvidos disparos em Bujumbura. A onda de manifestações seguiu-se ao anúncio da candidatura do líder do Burundi a um terceiro mandato.

Justiça

De acordo com os relatos das agências noticiosas, Nkurunzinza teria anunciado que os implicados na fracassada tentativa de golpe seriam levados à justiça como prevê o Estado de direito.

No país, Djinnit disse que continua a realizar consultas com os partidos políticos com vista a reunir o diálogo político o mais rapidamente possível. Os encontros envolvem a sociedade civil, organizações religiosas, membros do governo e da comunidade diplomática.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

OMS alerta para crise humanitária pela entrada de burundeses na Tanzânia

Confirmados casos de cólera em áreas que acolhem burundeses na Tanzânia

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031