Em publicação, OMM e Pnuma explicam a importância da camada de ozônio

A radiação ultravioleta na superfície da Terra aumenta com a diminuição da quantidade total de ozônio. Foto: ONU/Tobin Jones

Michelle Alves de Lima, da Rádio ONU em Nova York.*

Você sabe o que é a camada de ozônio e qual é sua localização na atmosfera? Ou então, por que ela é importante?

Uma publicação da Organização Meteorológica Mundial, OMM, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, entre outras agências, responde a essas e outras perguntas de forma simples e direta.

Sob o título Vinte Perguntas e Respostas sobre a Camada de Ozônio, o documento, disponível em inglês, é um complemento do Relatório de Avaliação Científica da Destruição do Ozônio de 2014, preparado pela OMM e pelo Pnuma.

Confira abaixo algumas das perguntas e respostas disponíveis na publicação.

O que é ozônio e onde ele está na atmosfera?

Ozônio é um gás que está naturalmente presente na nossa atmosfera. Cada molécula de ozôniocontém três átomos de oxigênio. A fórmula química é O3. O ozônio é encontrado principalmente em duas regiões da atmosfera. Cerca de 10% do ozónio atmosférico está na troposfera, a região mais próxima da Terra (da superfície até em torno de 10 a 16 quilômetros). O ozônio restante, cerca de 90%, reside na estratosfera, entre o topo da troposfera e cerca de 50 quilômetros de altitude. Essa grande quantidade de ozônio na estratosfera é geralmente chamada de "camada de ozônio".

Por que nos importamos com o ozônio atmosférico?

O ozônio na estratosfera absorve uma grande parte da radiação ultravioleta biologicamente nociva do sol. O ozônio estratosférico é considerado um ozônio "bom" devido a essa função benéfica. Entretanto, o ozônio formado na superfície da Terra em quantidades excessivas à natural é considerado um ozônio "ruim", pois é nocivo a humanos, plantas e animais. O ozônio natural perto da superfície e na atmosfera mais baixa desempenha um papel importante na remoção química de poluentes da atmosfera.

Quais emissões de atividades humanas levam à destruição do ozônio?

Certos processos industriais e produtos de consumo resultam na emissão de substâncias destruidoras da camada de ozônio (SDOs) na atmosfera. SDOs são gases sintéticos que contêm halogênio, controlados mundialmente pelo Protocolo de Montreal. Esses gases trazem átomos de cloro e de bromo para a estratosfera, onde eles destroem o ozônio em reações químicas. Exemplos importantes são os clorofluocarbonetos (CFCs), utilizados em sistemas de ar condicionado e refrigeração, e os halons, usados em extintores de incêndio. A abundância atual de SDOs na atmosfera é notada diretamente através da medição de amostras de ar.

Quão grande é a destruição da camada de ozônio global?

A destruição da camada de ozônio global aumentou gradualmente nos anos 80 e alcançou um nível máximo de cerca de 5% no início dos anos 90. O grau de destruição tem diminuido desde então, com uma média global atual de aproximadamente 3%. A destruição média excede as variações naturais de ano para ano do total do ozônio global. A perda de ozônio é muito pequena perto do equador e aumenta com a latitute em direção aos pólos. A maior destruição polar é atribuída à destruição do ozônio no fim do inverno e início da primavera que ocorre naquela região todo ano.

A destruição da camada de ozônio aumenta a radiação ultravioleta no solo?

Sim, a radiação ultravioleta na superfície da Terra aumenta com a diminuição da quantidade total de ozônio, pois o ozônio absorve radiação ultravioleta do sol. Medições através de instrumentos terrestres e estimativas feitas usando dados de satélite fornecem evidências de que a radiação ultravioleta no solo tem aumentado em grandes regiões geográficas como resposta à destruição da camada de ozônio.

Para ter acesso ao documento completo, clique aqui.

*Fonte: Vinte Perguntas e Respostas sobre a Camada de Ozônio.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031