Diretora-geral da Unesco pede fim imediato dos combates em Palmira, na Síria

Ouvir /

Segundo relatos, grupos extremistas armados entraram no local, que é Patrimônio Mundial da agência; Irina Bokova afirmou que os "combates estão colocando em risco um dos locais mais significativos do Oriente Médio e sua população civil".

Chefe da Unesco pediu à comunidade internacional que proteja o patrimônio cultural único de Palmira. Foto: Unesco/F. Bandarin

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, pediu o fim imediato dos combates em Palmira, na Síria. Há relatos de que grupos extremistas armados entraram no local, que é Patrimônio Mundial pela agência.

Irina Bokova afirmou estar "profundamente preocupada" com a situação em Palmira. Segundo ela, "os combates estão colocando em risco um dos locais mais significativos do Oriente Médio e sua população civil".

Patrimônio Cultural

A chefe da agência pediu à comunidade internacional que "faça tudo o que puder para proteger a população civil atingida e o patrimônio cultural único" do local.

Ela disse ainda ser "imperativo que todas as partes em conflito respeitem suas obrigações internacionais de proteger herança cultural durante combates".

Destruição

Citando ativistas, agências de notícias relatam que militantes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil, na Síria, tomaram controle quase que total da cidade de Palmira.

Segundo agências, há receios de que os militantes destruam ruínas antigas. Integrantes do grupo demoliram locais do mundo antigo no Iraque, incluindo Hatra e Nimrud.

Ruínas Monumentais

De acordo com a Unesco, "Palmira contém ruínas monumentais de uma grande cidade que foi um dos centros culturais mais importantes do mundo antigo".

Segundo a agência, o local representa uma “relíquia única” do 1º século, uma “obra de arte” da arquitetura e urbanismo romanos, e um dos monumentos culturais mais importantes de toda a região.

Leia Mais:

ONU quer combater comércio ilegal de Patrimônio Cultural

Ban “ultrajado” com contínua destruição de patrimônio cultural no Iraque

Chefe da Unesco condena destruição de Nimrud, no Iraque

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031