Dia Internacional das Famílias destaca importância da igualdade de gênero

Ouvir /

Afirmação está na mensagem do secretário-geral sobre a data; nota também ressalta direitos das crianças.

Dia Internacional das Famílias. Foto: ONU/Pernaca Sudhakaran

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O tema do Dia Internacional das Famílias este ano, "Homens no Comando?", destaca a importância da igualdade de gênero e direitos das crianças em famílias contemporâneas.

A avaliação está na mensagem do secretário-geral sobre a data, celebrada esta sexta-feira, 15 de maio.

Parceria

Ainda na nota, Ban Ki-moon afirmou que, em todo o mundo, muitas mulheres estão sendo reconhecidas como parceiras iguais e tomadoras de decisão nas famílias, contribuindo assim para um ambiente que leva ao "desenvolvimento pleno e harmonioso das crianças".

No entanto, o chefe da ONU mencionou que em muitos países, a discriminação contra as mulheres e o desrespeito pelos direitos das crianças permanecem em leis familiares e políticas governamentais. E normas sociais, muitas vezes "aceitam e justificam práticas discriminatórias".

Custos

Para Ban, os "custos econômicos e sociais são sentidos por todos". Discriminação e negligência muitas vezes levam à violência, ameaçando a saúde de mulheres e crianças e limitando suas chances de completar os estudos e  realizar seu potencial.

O chefe da ONU afirmou ainda que a tendência do ciclo é "continuar na próxima geração, uma vez que crianças que passam por experiências de violência têm mais chance de recorrer à violência em suas vidas adultas".

Desenvolvimento Sustentável

No comunicado, ele declarou que desenvolvimento econômico e social equitativo depende de mecanismos legais e normas sociais que apoiem os direitos das mulheres e das crianças.

Segundo Ban, "leis discriminatórias e práticas que não dão direitos iguais a todos e suprimem os direitos de mulheres e crianças, não têm lugar em famílias contemporâneas, comunidades, sociedades e nações".

No momento em que se desenha a nova agenda de desenvolvimento sustentável, e se luta por um mundo de dignidade para todos, o secretário-geral pede união pelos direitos das mulheres e das crianças nas famílias e sociedades em geral.

Leia Mais:

Ban pede tratamento igual para todas as famílias, independente da estrutura

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031