Ban regista preocupação de Seul com testes de mísseis de Pyongyang

Ouvir /

Secretário-geral reiterou a sua disponibilidade para apoiar construção de confiança entre as duas Coreias; chefe da ONU reuniu-se com a líder sul-coreana após cancelamento da sua visita a Kaesong, na Coreia do Norte.

Ban Ki-moon no encontro com a líder sul-coreana, Park Geun-Hye. Foto: ONU/Evan Schneider

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

O secretário-geral das Nações Unidas disse ter registado as preocupações da presidente da Coreia do Sul em relação aos recentes testes de mísseis e a continuação do programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

Em Seul, Ban Ki-moon manteve um encontro esta quinta-feira com a líder sul-coreana, Park Geun-hye, em que também participaram os seus ministros e conselheiros seniores.

Visita a Kaesong

Antes, estava prevista uma visita do chefe da ONU ao Complexo Industrial de Kaesong do lado norte-coreano que foi, entretanto,cancelada por Pyongyang. Ban expressou profundo pesar com a “decisão inesperada de reversão do convite”.

De acordo com as Nações Unidas, o chefe da ONU afirmou que as questões humanitárias em relação à Coreia do Norte não devem ser ligadas às de política e de segurança.

Reconciliação

Na reunião, o secretário-geral reiterou que não pouparia qualquer esforço para continuar a apoiar as diligências para o diálogo e a reconciliação entre as duas Coreias.

Ban agradeceu a política da líder sul-coreana em relação ao processo de construção de confiança na Península Coreana, bem como a sua disponibilidade para apoiar o envolvimento de ambos os países.

Ajuda

Na reunião foram discutidos temas como a agenda de desenvolvimento pós-2015, as alterações climáticas, o financiamento da ajuda ao desenvolvimento, a proteção dos refugiados e de migrantes.

Na ocasião, o secretário-geral elogiou a assistência financeira e médica sul-coreana para combater o ébola na África Ocidental e falou de esforços da ONU para melhorar a reforçar a capacidade global de resposta a epidemias.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

Ban chama de “lamentável” cancelamento de sua visita à Coreia do Norte

Coreia do Norte com primeira visita de um secretário-geral em mais de 20 anos

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031