Iémen: Ban preocupado com escalada de combates após pausa humanitária

Ouvir /

Expectativa do secretário-geral é que consultas entre as partes retomem o mais rapidamente possível; chefe da ONU teve uma conversa telefónica com o presidente iemenita.

Crianças iemenitas brincam no meio de destroços na província de Zinjibar. Foto: Acnur/A. Al-Sharif

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral disse ao presidente iemenita que está preocupado com a escalada dos combates em terra e ataques aéreos desde o fim da pausa humanitária no país.

Ban Ki-moon teve uma conversa telefónica com  Abdrabuh Mansour Hadi, na quarta-feira, onde reiterou a firme convicção de que não existe uma solução militar para o conflito.

Auxílio

A Organização Mundial da Saúde, OMS, anunciou que em dois meses os ataques aéreos e combates provocaram até 2 mil mortos e 8 mil feridos, incluindo mulheres e crianças. Cerca de 8,6 milhões de pessoas precisam urgentemente de ajuda médica.

Na conversa com o presidente do Iémen, Ban disse que pediu ao seu enviado para o país que redobre os seus esforços nos contactos com várias partes do processo para que as consultas ocorram na primeira oportunidade em Genebra.

Interrupção

Ban afirmou que para reagendar o diálogo de paz, Ismail Ould Cheikh Ahmed aborda o governo iemenita, grupos políticos e países da região. As consultas que estavam inicialmente marcadas para esta quinta-feira foram adiadas a pedido do governo.

O secretário-geral disse esperar que estas retomem o mais rápido possível, ao reafirmar o compromisso da ONU com o processo e o apoio total da organização para a participação do governo nas consultas de Genebra.

Leia Mais:

OMS alerta que milhões de vidas estão em risco no Iêmen

Ban pede adiamento das consultas sobre o Iêmen

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031