Ban pede adiamento das consultas sobre o Iêmen

Ouvir /

Secretário-geral disse que o pedido original foi feito pelo governo do Iêmen e por outras partes envolvidas no processo; razão para a mudança é para que todos os lados tenham condições de se preparar melhor para o novo encontro.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu ao seu enviado especial para o Iêmen, Ismail Ould Cheikh Ahmed, que adie as consultas sobre o país marcadas para 28 de maio, em Genebra.

Ban disse que estava atendendo a um pedido feito pelo governo do Iêmen e por outras partes envolvidas no processo.

Mudança

Segundo o chefe da ONU, a mudança é para que todos os lados tenham mais tempo para se preparar para o novo encontro. Ban está trabalhando de perto com os envolvidos para que as conversações aconteçam o mais cedo possível.

O secretário-geral está decepcionado com o fato de as consultas não começarem rapidamente. Ele reiterou o pedido para que todas partes participem das consultas organizadas pela ONU num espírito de boa-fé e sem precondições.

Ban disse ainda que a única solução duradoura para a crise no Iêmen é um acordo inclusivo e negociado politicamente.

Esforços

O chefe da ONU pediu ao enviado especial que redobre os esforços com o governo iemenita, grupos políticos e países da região com o objetivo de alcançar um cessar-fogo, retomar o diálogo e prosseguir com a transição política pacífica.

Citando uma nova escalada no conflito depois da pausa humanitária de cinco dias, Ban pediu a todas as partes que tenham em mente o sofrimento da população civil e apoiem os esforços de Ould Cheick Ahmed.

A "iniciativa Genebra", tem como meta reunir uma ampla variedade de representantes do governo e de outros setores do Iêmen.

O encontro ocorre depois de profundas consultas feitas pelo enviado especial e tem como base várias resoluções do Conselho de Segurança com o objetivo de alcançar um processo de transição política para o país.

Leia Mais:

OIM lança apelo de US$ 84 milhões para ajudar Iêmen

Consultas sobre processo político no Iêmen serão retomadas na próxima semana

PMA: trégua no Iêmen insuficiente para levar assistência a todos que precisam

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031