Ban faz apelo à paz em cerimônia na ONU

Ouvir /

Secretário-geral participou de evento do sino da paz, que foi um presente de uma organização japonesa; ele afirmou que sempre se sente inspirado ao passar perto do sino que voltou ao seu lugar original na sede das Nações Unidas.

Ban Ki-moon na cerimônia especial do sino da paz. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, fez esta quarta-feira um apelo à paz numa cerimônia especial para a instalação do sino da paz em seu lugar original, na sede das Nações Unidas.

Ban disse que como um dos mais antigos presentes recebidos pela ONU, o sino da paz representa "o desejo coletivo do mundo de viver em paz".

Inspiração

Ele afirmou que sempre fica inspirado toda vez em que passa perto do local ou quando o sino é tocado em setembro, para marcar o Dia Internacional da Paz.

O chefe da ONU contou que somente uma vez não foi possível tocar o sino. Isso aconteceu em 2001, em 11 de setembro. Ele lembra que estava tudo pronto para a cerimônia na abertura da Assembleia Geral, quando ocorreram os atentados terroristas e, por medida de segurança, todos tiveram de deixar o prédio das Nações Unidas.

O secretário-geral disse que ao contrário de outros presentes, o sino da paz foi dado às Nações Unidas como uma cortesia de uma agência não governamental, a Associação do Japão na ONU, bem antes do país se tornar Estado-membro.

Intensificar Trabalhos

Devido às obras de renovação na sede da ONU nos últimos cinco anos, o sino foi transferido do local original, entre os prédios do secretariado e da Assembleia Geral, para o jardim das rosas.

Ban declarou que nesses cinco anos, "muitos inocentes em todo o mundo ouviram apenas os sons de armas e bombas".

Ele disse que agora que o símbolo da paz está de volta ao seu lugar, a comunidade internacional deve intensificar os trabalhos para restaurar "os sinos da paz" em vilarejos e cidades por todo o planeta.

Leia Mais:

Cerimônia marca o fim da Segunda Guerra Mundial e a criação das Nações Unidas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031