Ban expressa preocupação com escalada do conflito no Iêmen

Ouvir /

Secretário-geral falou por telefone com o presidente do país, Mansour Hadi; chefe da ONU está em Bruxelas, onde afirmou ser preciso que a Europa faça mais para proteger os migrantes e refugiados.

Cidade Velha de Sanaa. Foto: Unesco

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU expressou ao presidente do Iêmen preocupação com a escalada do conflito no país.

Em uma conversa por telefone, Ban Ki-moon disse a Mansour Hadi que está preocupado com o aumento dos combates por terra e com os ataques aéreos desde o fim da pausa humanitária. Ban reiterou sua convicção de que não há solução militar para o conflito.

Europa

A informação está em um comunicado emitido pelo porta-voz do secretário-geral.

Consultas políticas sobre o país agendadas para esta quinta-feira em Genebra foram adiadas. Segundo a nota, Ban espera que as consultas possam ser retomadas o mais rápido possível.

O secretário-geral está em Bruxelas e se reuniu esta quinta-feira com o primeiro-ministro da Bélgica, Charles Michel. No encontro, o chefe da ONU disse que está encorajado pelas várias contribuições feitas pela União Europeia.

Ele considera o bloco um pilar da cooperação internacional para a paz, para o desenvolvimento e para os direitos humanos.

Mas afirmou que, ao mesmo tempo, o mundo precisa que a Europa faça mais para proteger os migrantes e refugiados, para combater as alterações climáticas e para ajudar os pobres e vulneráveis no mundo a sair da pobreza.

Mudança Climática

Eventos globais que vão acontecer este ano também foram mencionados no encontro. Ban citou a Conferência sobre o Financiamento do Desenvolvimento, em Adis Abeba, em julho, a cúpula especial para discutir a agenda do desenvolvimento sustentável em Nova York, em setembro, e a conferência sobre o clima em Paris, prevista para dezembro.

Durante a visita a Bruxelas, o secretário-geral foi recebido pelo rei Filipe e a rainha Matilde e se reuniu com a liderança da Comissão Europeia, do Conselho Europeu além de discursar no Parlamento Europeu.

Leia Mais:

Secretário-geral elogia plano de migrantes da União Europeia

OMS alerta que milhões de vidas estão em risco no Iêmen

Ban pede adiamento das consultas sobre o Iêmen

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031