Arábia Saudita e Kofi Annan consultados sobre processo sírio em Genebra

Ouvir /

Enviado da ONU sobre a Síria realça importância saudita como ator regional; Staffan de Mistura conversou com predecessor sobre processo que conduziu ao Comunicado de Genebra.

Staffan de Mistura e autoridades sauditas em Genebra. Foto: ONU/Violaine Martin.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O enviado especial das Nações Unidas para a Síria está envolvido em consultas com várias partes interessadas com vista a prosseguir com o processo para o fim do conflito sírio.

A organização anunciou que Staffan de Mistura encontrou-se com o príncipe Mohammed bin Saud bin Khalid Al Saud, da Arábia Saudita, e o subsecretário do Ministério das Relações Exteriores para os Assuntos de Informação e Tecnologia do reino.

Ator Regional

O enviado destacou que opiniões da Arábia Saudita devem ser levadas em conta durante as consultas devido ao estatuto do país como ator regional importante.

A propósito, ele enfatizou que qualquer processo político para acabar com o conflito sírio deve ser apoiado e facilitado pelas pelas partes regionais.

Comunicado de Genebra

O antigo enviado da ONU  para a Síria, Kofi Annan, foi igualmente contactado por de Mistura com vista a “melhor compreender o processo que conduziu ao Comunicado de Genebra”.

O documento adotado após a primeira reunião internacional sobre a questão, a 30 de junho de 2012, foi depois aprovado pelo Conselho de Segurança. O comunicado estabelece os passos essenciais no processo para acabar com a violência.

Transição

Entre outros, prevê a criação de um órgão de transição com plenos poderes executivos e composto por membros do atual governo, da oposição e de outros grupos. Trata-se de uma parte dos princípios e diretrizes acordadas para uma transição política liderada pela Síria.

A nota da ONU ressalta que as consultas entre Annan e de Mistura foram importantes para uma melhor compreensão das complexidades e dos vários desafios que envolvem o comunicado. O documento é considerado uma ferramenta crucial para a tentativa de voltar a envolver todas as partes num processo político significativo.

Leia Mais: 

Consultas sobre a Síria em Genebra são parte de “esforço sério e intenso”

Genebra terá nova ronda de negociações sobre o conflito na Síria

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031