Unodc fala de ganhos de terroristas com comércio de drogas

Ouvir /

Chefe da agência cita envolvimento direto ou através de impostos a grupos criminosos; evento sugere ações robustas para confrontar o problema em Moscovo; ONU vai realizar sessão especial sobre o tema  em 2016.

Necessário acesso a medicamentos controlados. Foto: Pnud/Brain Sokol

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Talibã no Afeganistão e os terroristas na região africana do Sahel, na África Ocidental e no Médio Oriente lucram com o comércio de drogas.

As declarações foram feitas esta quinta-feira pelo diretor executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime, Unodc, numa conferência ministerial anti-drogas decorre em Moscovo.

Criminosos

Yuri Fedotov defendeu que o envolvimento pode ser direto ou, muitas vezes, através de impostos cobrados a grupos criminosos. Para ele, o tráfico de drogas parece desempenhar um papel de destaque nas alianças entre terroristas e criminosos.

Fedotov disse haver um reconhecimento generalizado de que as drogas ilícitas, o crime organizado, a corrupção e o terrorismo tiveram um impacto significativo sobre a segurança e o desenvolvimento.

Ações Robustas

Em abril de 2016, a ONU prevê realizar uma sessão especial da Assembleia Geral sobre o problema mundial das drogas. Fedotov disse  que a reunião vai decorrer “num momento muito oportuno”.

Para combater a questão, o chefe do Unodc diz serem necessárias ações robustas para confrontar os criminosos por detrás do tráfico de droga.

Entre as medidas avançadas pelo chefe do Unodc estão a necessidade de acesso a medicamentos controlados e  abordagens baseadas em evidências na área da saúde para prevenir e tratar transtornos devido ao uso de drogas, bem como do HIV.

Por último, Fedotov mencionou que devem ser criados meios de subsistência alternativos para reduzir a vulnerabilidade dos agricultores pobres.

Leia Mais:

Ferramenta online expõe mais de 1,8 mil casos de crime transnacional, diz Unodc

Criada rede global para conter narcotráfico e crime organizado

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031