Secretário-geral muito preocupado com ataques contra a ONU no Mali

Ouvir /

Desde a semana passada, 16 soldados de paz foram feridos em ações que mataram pelo menos cinco civis; veículo explodiu em frente ao campo da Missão da ONU no Mali e comboios foram atacados.

Boinas azuis da Minusma. Foto: Minusma/Harandane Dicko

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral das Nações Unidas está muito preocupado com uma série de ataques diretos contra a Missão Integrada da ONU de Estabilização no Mali, Minusma.

Desde a semana passada, as ações mataram cinco civis e feriram 16 soldados de paz da ONU e 13 civis. A ação mais recente foi na quinta-feira, na região de Kidal. Sete boinas azuis ficaram feridos após a viatura em que estavam ser atingida por um explosivo.

Mortes

Na segunda-feira, perto de Gao, homens armados mataram o motorista de um caminhão contratado pela Minusma. No fim de semana, na mesma região, um comboio que trabalhava para a missão da ONU foi atacado e dois motoristas foram mortos.

Os ataques contra a missão no Mali começaram no dia 15 de abril, quando um veículo com explosivos foi detonado em frente ao campo da Minusma, matando dois civis e deixando várias pessoas feridas, incluindo soldados de paz e crianças.

Ação Urgente

O secretário-geral da ONU lembra que ataques contra civis e contra soldados de paz violam seriamente a lei internacional. Ban Ki-moon pede que os autores das ações sejam levados à julgamento.

Na avaliação de Ban, os atos violentos reforçam a necessidade urgente de se chegar a um acordo político e reestabelecer a segurança no norte do Mali. O secretário-geral também reforçou o compromisso da ONU em apoiar o povo maliano em sua busca pela paz e expressou gratidão pela "coragem" dos soldados de paz que servem no país.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031