Ronda de diálogo político líbio começa no Marrocos

Ouvir /

Encontro iniciado esta quarta-feira é mediado pela Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia, Unsmil; objetivo do processo é acabar com a crise política e o conflito militar no país.

Bernardino Léon fala com jornalistas em Marrocos. Foto: Unsmil

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Uma ronda de diálogo político líbio começou nesta quarta-feira em Skhirat, no Marrocos.

O encontro é mediado pela Missão das Nações Unidas de Apoio à Líbia, Unsmil. O objetivo do processo é acabar com a crise política e o conflito militar no país.

Progresso

A falar a jornalistas, o representante especial do secretário-geral para a Líbia, Bernardino León, pediu às partes que sejam "flexíveis, generosas e estejam prontas para fazer concessões".

Segundo a Unsmil, um avanço significativo foi feito em rondas anteriores. A última delas foi encerrada em 26 de março.

Desde então, os participantes tiveram a oportunidade de consultar seus apoiadores e importantes partes interessadas sobre uma proposta de uma solução abrangente para pôr fim ao conflito na Líbia.

Espera-se que os participantes apresentem suas observações em relação ao panorama global delineado no projeto, sobre a transição política na Líbia.

Cessar-fogo

O documento inclui assuntos-chave como a formação de um governo de unidade nacional e questões de segurança, incluindo um cessar-fogo e a retirada de grupos armados das cidades.

A Unsmil acredita que esta ronda pode ser decisiva na consolidação dos avanços feitos até o momento. A Missão está confiante que os participantes líbios vão às negociações com o "espírito de reconciliação e determinação para chegar a um acordo político que leve paz e estabilidade à Líbia".

A entidade reitera seu pedido aos envolvidos que evitem ações militares ou decisões que possam minar o processo de diálogo político.

Leia Mais:

Unodc quer migrantes protegidos após "morte de 400″ no Mediterrâneo

Líderes e ativistas líbios reúnem-se na Argélia em apoio ao diálogo político

ONU condena escalada nos confrontos na Líbia e pede cessar-fogo imediato

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031