Parceria da FAO leva compota produzida por mulheres na Etiópia à Itália

Ouvir /

Iniciativa é em colaboração com loja italiana de alimentos; produto é feito por cooperativa de acordo com padrões de segurança alimentar europeus e etíopes; segundo agência da ONU, 4 mil potes estão à venda na loja em Roma.

José Graziano da Silva (à esq.) e o ministro interino das Relações Exteriores italiano, Lapo Pistelli, com as compotas de fruto do cacto. Foto: FAO/Giulio Napolitano

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Potes de compota feita com o fruto do cacto e produzida na Etiópia chegaram às prateleiras da loja de alimentos Eataly em Roma. A iniciativa é uma parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO.

A agência da ONU e a loja italiana apoiaram a cooperativa de mulheres da região de Tigray, no país africano, na produção de mais de 1,5 mil quilos da compota.

Segurança

O produto é feito de acordo com padrões de segurança alimentar europeus e etíopes. Cerca de 4 mil potes estão à venda na loja em Roma.

Segundo a FAO, este é um exempo do poderoso papel que tais parcerias criativas podem ter no empoderamento de famílias de agricultores e facilitando seu acesso ao mercado global.

Num evento para marcar a implementação da parceria, o director-geral da agência, José Graziano da Silva, falou da função das famílias agrícolas e especialmente das mulheres que seriam "chave" para alcançar segurança alimentar em África.

A coolaboração também tem o apoio da agência italiana de cooperação para o desenvolvimento.

Agricultura

A FAO e a Eataly uniram-se em 2013 para apoiar famílias de agricultores no mundo a alavancar a sua produção além de encontrar maneiras de chegar a consumidores internacionais.

O trabalho com a cooperativa de mulheres é um exemplo desta colaboração.

Desde 2013, a FAO assinou mais de 60 acordos com diferentes parceiros, incluindo setor privado, sociedade civil, organizações não-governamentais, cooperativas e instituições académicas.

Leia Mais:

ONU destaca conquistas de projeto brasileiro promovido na África

FAO: energia geotérmica pode contribuir para a segurança alimentar

Para ECA, África é agora a “terra da oportunidade”

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031