ONU teme morte de 700 migrantes em nova tragédia no Mediterrâneo

Ouvir /

Diretor do Unodc , Yury Fedotov, comentou necessidade de se implementar Declaração de Doha para combater traficantes que se alimentam do "desespero" dos migrantes;  embarcação afundou em águas líbias.

Migrantes arriscam suas vidas no mar. Foto: Acnur

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

Para o diretor-executivo do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc, a possibilidade de 700 migrantes terem morrido afogados no Mar Mediterrâneo é uma "notícia terrível".

No encerramento do Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal, em Doha, capital do Catar, Yury Fedotov,  comentou a tragédia ocorrida este domingo.

Determinação

Para Fedotov, não pode haver exemplo mais relevante sobre o objetivo do congresso do que as centenas de homens, de mulheres e de crianças que podem ter morrido ao sul da ilha de Lampedusa.

Para o diretor do Unodc, esse tipo de tragédia deve servir para "reforçar a determinação em garantir a implementação da Declaração de Doha, em nome das vítimas de crimes.

Busca e Resgate

Fedotov lembrou ainda a importância de se combater os traficantes, que se "alimentam do desespero" desses migrantes. Segundo agências de notícias, a embarcação estava levando quase 700 pessoas e afundou em águas líbias.

As operações de busca e de resgate seguem por este domingo e mais de 20 corpos teriam sido encontrados.

No último dia do congresso internacional, o diretor do Unodc destacou que o documento adotado no encontro, a Declaração de Doha, busca "reforçar a prevenção do crime e dos sistemas judiciários", reforçando o compromisso e a vontade política dos Estados-membros em implementar políticas e estratégias neste sentido.

O próximo Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal será em 2020, no Japão.

Leia Mais:

Guarda costeira italiana resgata mais migrantes no Mediterrâneo 

Centenas de mortes em naufrágio no Mediterrâneo, segundo Acnur
OIM: quase 8 mil pessoas resgatadas na costa da Itália este mês

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031