Nepal: ONU promete apoio nas "próximas semanas e meses" após terramoto

Ouvir /

Subsecretária-geral para Assistência Humanitária afirma que tempo é fundamental para as operações de busca e salvamento; agências da organização coordenam esforços de resposta e já oferecem alimentos, transporte, tenda e artigos de saúde.

Colapso de casas e edifícios. Foto: Pnud/Nepal.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As Nações Unidas prometeram continuar a apoiar o povo do Nepal nas próximas semanas e meses devido ao terramoto que abalou o país no sábado. Acredita-se que o número de vítimas continue a subir, numa altura em que agências de notícias falam de cerca de 3,2 mil mortos e mais de 6,5 mil feridos.

A subsecretária-geral para Assistência Humanitária, Valerie Amos, realça que é provável que o número de vítimas aumente à medida que os trabalhadores humanitários chegam às áreas mais remotas perto do epicentro do sismo.

Necessidades

Em comunicado, Amos indica que as pessoas precisam de comida, água, abrigo e cuidados de saúde de emergência.

Como contou, muitas famílias dormiram ao relento em tendas improvisadas nas duas noites depois da tragédia. A nota destaca ainda o colapso de casas, de edifícios e a destruição de áreas inteiras.

Governo e Comunidades

Para a chefe humanitária, o tempo é fundamental para as operações de busca e salvamento. Amos destacou ainda a participação do Governo do Nepal e das próprias comunidades locais em ações que ̎salvaram muitas vidas̎.

Equipas da Índia, do Paquistão, da China e de Israel começaram a trabalhar no terreno e  outras estão a caminho a partir de países como Estados Unidos, Reino Unido, Singapura, Emirados Árabes Unidos, União Europeia e em outros.

A nível local, agências das Nações Unidas e seus parceiros humanitários fornecem após às autoridades e a outras entidades.

Alimentos, Tendas e Suprimentos

O Programa Mundial de Alimentação, PMA, entrega comida e camiões para a sua distribuição enquanto o Fundo da ONU para a Infância, Unicef, envia tendas e artigos de saúde.

A Organização Mundial da Saúde, OMS, distribuiu suprimentos médicos para cobrir as necessidades imediatas de 40 mil pessoas e funcionários da Coordenação e Avaliação de Desastres e das Nações Unidas ajudam nos esforços de resposta.

Leia Mais:

ONU ajuda na resposta após sismo no Nepal

Após sismo, ONU promete importante esforço de socorro para o Nepal

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031