ONU lamenta “cooperação limitada” do Sudão após ataque a capacetes azuis

Ouvir /

Secretário-geral quer que Cartum garanta que autores de ataques da semana passada em Darfur sejam levados à justiça; Ban pede levantamento de restrições sobre a missão após ferimentos que resultaram na morte de um militar etíope.

Soldados da Unamid. Foto: Unamid.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral revelou a sua profunda preocupação com o aumento de ataques contra as forças da Missão da ONU e da União Africana em Darfur, Unamid.

Em nota, Ban Ki-moon revelou a sua inquietação com a cooperação limitada do Sudão para abordar tais incidentes.

Legítima Defesa

O chefe da ONU condenou os dois ataques levados a cabo por grupos armados não identificados na área de Kass, em Darfur do Sul na quinta e sexta-feira passadas.

Nos incidentes, seis soldados de paz ficaram feridos e quatro atacantes foram mortos quando tropas da Unamid responderam aos disparos do grupo em legítima defesa.

Novos Ataques

Após desejar uma rápida recuperação aos feridos, Ban instou ao Governo do Sudão a garantir que os autores desses atos sejam rapidamente levados à justiça. O outro pedido é que sejam tomadas todas as medidas necessárias para evitar novos ataques ou ameaças contra as forças de paz em Darfur.

O chefe das Nações Unidas disse que a Unamid lançou a sua própria investigação sobre os incidentes.

Soldado Etíope

No domingo, o Governo do Sudão negou um pedido de voo para a evacuar de emergência a um capacete azul etíope ferido enquanto desempenhava as suas funções na área de Mujkar em Darfur Ocidental. A vítima morreu algumas horas depois.

Ban pediu ao Sudão que respeite o acordo sobre o estatuto das forças com as Nações Unidas, e que levante todas as restrições  sobre a missão. O chefe da ONU expressou condolências à Etiópia e à família do falecido.

A nota termina com o secretário-geral a sublinhar a necessidade de o Governo do Sudão e as Nações Unidas trabalharem em plena cooperação, especialmente em torno do debate sobre a estratégia de saída da Unamid do país.

Leia Mais:

Homens armados ferem seis capacetes azuis em ataques ocorridos em Darfur

ONU: grande preocupação com impacto dos confrontos sobre civis em Darfur

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031