ONU ajuda na resposta após sismo no Nepal

Ouvir /

Decorre a remoção de destroços e ações de  busca, salvamento e recuperação das vítimas; agências de notícias informaram que número de mortos ultrapassa 2,5 mil; Pnud cita chegada de relatos de mais danos em distritos distantes.

Governo nepalês declarou estado de emergência. Foto: Pnud/Nepal.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, disse acreditar que até terça-feira haverá uma imagem mais clara dos danos do tremor de 7.8 graus na escala de Richter que abalou o Nepal no sábado.

Relatos de agências de notícias colocam o número de mortos em mais de 2,5 mil.

Recuperação

A agência da ONU ajuda a remover os destroços e deve prestar auxílio às autoridades para busca, salvamento e recuperação das vítimas.

De acordo com o Pnud, mesmo com o apoio da comunidade internacional não há qualquer dúvida em relação à perda generalizada de vidas e aos danos à infraestrutura em todo o país, incluindo na capital Katmandu.

Mais de 5 mil pessoas ficaram feridas e houve  peo menos 15 fortes réplicas em 24 horas. Trata-se do pior desastre desde que um terramoto que em 1934 matou mais de 10 mil pessoas.

Fatalidades

A agência confirmou a chegada de mais relatos de mortos de distritos distantes. Cerca de 6,6 milhões de pessoas vivem nos 40% do território nepalês que teria sido afetado pela tragédia.

O representante residente do Pnud no Nepal disse que salvar vidas continua a ser a a prioridade imediata. Jamie McGoldrick considera essencial uma movimentação rápida e eficaz. Como explicou, é preciso garantir que mais vidas não sejam perdidas e que as necessidades das pessoas mais vulneráveis sejam priorizadas.

Estrondos

Milhares de pessoas passaram a primeira noite a céu aberto, com receio de estrondos que continuaram a ser ouvidos em todo o país. O Governo do Nepal declarou estado de emergência nacional e apelou à assistência da comunidade internacional

O Pnud disse ainda que o apoia a recolha de informações para a avaliação das necessidades imediatas. A equipa humanitária da ONU coordena esforços internacionais de apoio ao governo.

Leia Mais:

Após sismo, ONU promete importante esforço de socorro para o Nepal

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031