OMS traça plano de recuperação dos países com surto de ebola

Ouvir /

Em Washington, diretora da agência fala sobre a importância das crianças voltarem à escola e dos adultos terem uma vida normal; Margaret Chan destaca ainda a reconstrução dos sistemas de saúde na África Ocidental.

Crianças na Serra Leoa voltaram à escola esta semana. Foto: OMS/N. Alexander

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, concedeu uma coletiva de imprensa esta quinta-feira, na capital americana, Washington sobre o surto de ebola.

Margaret Chan falou sobre o plano de recuperação para os três países mais afetados pelo vírus, Guiné, Libéria e Serra Leoa, ou seja, para que a população volte a ter uma vida normal.

Dia a Dia

A diretora da OMS explicou que a fase de recuperação tem a ver com crianças retornando à escola, mulheres novamente fazendo compras nos supermercados e famílias recuperando sua renda.

Margaret Chan destacou que outro ponto importante é reconstruir os serviços e  sistemas de saúde nas três nações da África Ocidental. Enquanto o combate ao ebola continua, os governos precisam ganhar novamente a confiança da população sobre a segurança dos centros de saúde, explicou a chefe da OMS.

Ameaça Global

Segundo Chan, é urgente investir na recuperação dos serviços de saúde e afirmou que "no mundo globalizado, uma doença em um país é uma ameaça para todos os países".

Em Washington, o enviado especial da ONU sobre o ebola, David Nabarro, declarou ser um caso de "insegurança que precisa ser levado tão a sério como o terrorismo".

Entre os dias 05 e 12 de abril, foram confirmados 37 casos de ebola, a maioria na Guiné. A Serra Leoa registrou nove pacientes com o vírus e a Libéria não teve nenhum novo caso, segundo a OMS.

Ao longo de um ano, os casos de ebola ultrapassaram os 25,7 mil, sendo que mais de 10,6 mil morreram.

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031