No Dia da Mãe Terra, ONU defende ações de consumo sustentável

Ouvir /

Secretário-geral destaca que decisões simples, como usar lâmpadas mais eficientes ou comprar apenas o essencial, podem ajudar a dimuir impactos; Ban Ki-moon lembra que precisamos dos recursos naturais que o planeta oferece.

Trabalhadores em Port-au-Prince, no Haiti, constroem paredes de pedra e plantam vegetação para salvar o solo fértil e prevenir alagamentos. Foto: ONU/Logan Abassi

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 

O Dia Internacional da Mãe Terra é celebrado esta quarta-feira, 22 de abril, e o secretário-geral das Nações Unidas divulgou um comunicado lembrando que todas as pessoas dependem dos recursos naturais do planeta.

Ban Ki-moon cita a importância do ar, da água, do solo fértil e de outros "presentes incontáveis" que a Terra oferece. Segundo Ban, essa dependência é tanta que chega a ser "surpreendente" ter permitido que o desenvolvimento prejudicasse um sistema tão delicado.

Impactos

O chefe da ONU citou poluição, escassez de recursos, extinção de espécies da fauna e da flora, e por isso pediu que se mude a maneira como o planeta é tratado.

No Dia da Mãe Terra, Ban pede a todos que tomem consciência dos impactos de suas escolhas diárias e pensem sobre quais serão os reflexos desses impactos nas próximas gerações.

Futuro

O secretário-geral ressalta que nem todas as pessoas podem fazer escolhas sustentáveis. Mas para os que podem, Ban Ki-moon sugere atitudes simples, como usar lâmpadas de eficiência energética ou comprar apenas o necessário para o consumo.

Segundo Ban, quando atitudes assim são multiplicadas por bilhões de pessoas, o mundo pode mudar.

Ele acredita que a comunidade global tem a oportunidade de fazer de 2015 o ano da "transformação da história humana", ano em que serão definidos os objetivos para o futuro sustentável da Mãe Terra.

Leia Mais:

FAO destaca ligação entre solos saudáveis e desenvolvimento sustentável

Pnuma cria competição para blogueiros sobre o Dia do Meio Ambiente

Fórum ONU discute como tornar realidade o desenvolvimento sustentável 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031