Necessários US$ 174 milhões para ajudar vítimas do conflito na Nigéria

Ouvir /

País tem 1,2 milhão de deslocados devido às ações das milícias islâmicas Boko Haram; Acnur afirma que fugas continuam a ser causadas por ações como assassinatos, sequestros e impunidade.

Menino nigeriano refugiado. Foto: Acnur/O. Laban-Mattei

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

Mais de US$ 174 milhões são urgentemente necessários para apoiar nigerianos que fugiram de ataques de insurgentes no nordeste do seu país. Com o valor pretende-se, igualmente, apoiar cidadãos da Nigéria nas nações vizinhas.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, Acnur, estima que 1,2 milhão de pessoas estejam deslocadas como resultado direto da violência principalmente nos estados de Adamawa, Borno e Yobe. As áreas são as mais afetadas pelas ações dos terroristas Boko Haram.

Ambiente

No lançamento do apelo, na capital senegalesa Dakar, o Acnur defendeu que as recentes eleições pacíficas são a esperança para ajudar a restaurar um ambiente mais seguro ao lembrar que o nordeste continua volátil.

Após relatar as consequências dos ataques mortíferos dos insurgentes a aldeias e aos civis, a agência mencionou ainda os sequestros, a impunidade e as operações de insurgência como fatores que continuam a provocar a fuga de pessoas.

A agência ressalta que o conflito teve um impacto arrasador sobre as crianças, que incluem vários recrutamentos forçados pelos insurgentes. Outras foram vítimas de ataques em escolas ou separados das famílias durante o deslocamento.

Zonas Fronteiriças

O Acnur disse estar preparado para montar acampamentos de refugiados ao longo das zonas fronteiriças.

A ajuda essencial deve chegar a pelo menos 74 mil nigerianos no norte dos Camarões, cerca de  18 mil no sudoeste do Chade além dos 100 mil  refugiados nigerianos e cidadãos nigerinos que regressaram ao seu país devido ao conflito.

Leia Mais:

ONU quer estratégia comum de entidades africanas contra Boko Haram

Conselho de Direitos Humanos discute sobre Boko Haram em sessão especial

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031