Mediador da ONU para o Iémen pede para deixar o cargo

Ouvir /

Saída de Jamal Benomar foi confirmada esta quarta-feira pelo secretário-geral da organização; durante dois meses, mediador esteve à frente das negociações para relançar a transição interrompidas pela escalada da violência.

Jamal Benomar. Foto: ONU.

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O assessor especial do secretário-geral das Nações Unidas sobre o Iémen, Jamal Benomar, manifestou interesse de “passar para uma outra missão”.

Em nota publicada esta quarta-feira, o porta-voz de Ban Ki-moon realça que “um sucessor será nomeado oportunamente”.

Transição

A organização sublinha que vai continuar a não poupar esforços para relançar o processo de paz com vista a ter a transição política no bom caminho no Iémen.

Ban disse que, nos últimos quatro anos, Benomar trabalhou junto dos iemenitas para “perceber as suas legítimas aspirações para o cumprimento da mudança democrática”.

Escalada

A nota destaca ainda o papel recente de Benomar como presidente e mediador das negociações inclusivas sobre o país durante dois meses. O objetivo era relançar a transição, no processo interrompido pela “dramática escalada da violência”.

Em nome de Ban Ki-moon, Benomar foi intermediário do acordo de transição de novembro de 2011. Ele mediou também o fim da Conferência de Diálogo Nacional em janeiro de 2014 e o Acordo de Paz e de Parceria Nacional em setembro passado.

No mesmo mês, as milícias Houthis assumiram o controlo da capital iemenita Sanaa, obrigando o presidente Abdo Rabbu Mansour Hadi a sair para Áden. Com a movimentação dos rebeldes para a cidade portuária do sul, em março, o líder acabou por deixar o Iémen.

Leia Mais:

Conselho de Segurança aprova embargo de armas a combatentes do Iêmen

ONU calcula que mais de 120 mil pessoas tenham sido deslocadas no Iémen

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031