Marcos Terena diz que 43 países participarão dos Jogos Mundiais Indígenas

Ouvir /

Evento acontece em setembro do ano que vem no Brasil; líder indígena brasileiro participa do Fórum Permanente que está sendo realizado na sede da ONU, em Nova York.

Fórum dos Indígenas. Foto: ONU/Loey Felipe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O líder indígena brasileiro, Marcos Terena afirmou que 43 países vão participar dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que serão realizados em Palmas, no Tocantins, em outubro deste ano.

Terena fez a declaração em entrevista à Rádio ONU, em Nova York, onde participa do Fórum Permanente sobre Questões Indígenas.

Meta

"Esse foi um desafio lançado em 2013 por (representantes de) 16 países indígenas que estiveram em Cuiabá, no Mato Grosso. Nós tínhamos a meta de trabalhar com 22 países e hoje, temos em torno de 43 países, com quatro observadores, inclusive o Vaticano. Isso é uma tarefa de grande responsabilidade."

Terena, que é articulador dos Jogos Mundiais e membro do Comitê Inter-tribal, disse que o evento inclui aldeias do Brasil e de outros países distantes como Mongólia, Etiópia, Rússia e China.

Ele falou também sobre as modalidades das competições.

"Jogos mundiais onde a gente tenha pelo menos jogos de identidade, que são jogos próprios de cada povo, como os Maias e Astecas, mas também os jogos que chamamos de competição, arco e flexa, travessia de rio nadando, é claro, e travessia de rio com canoa."

Direitos

O Fórum Permanente sobre Questões Indígenas deste ano, que vai até 1º de maio, tem como foco os direitos econômicos, sociais e culturais desses grupos.

Terena disse que conversou com representantes do secretário-geral, Ban Ki-moon sobre mudanças na realização do encontro.

Ele afirmou que o modelo de apenas cinco minutos para que os líderes indígenas possam falar sobre seus problemas e ideias é muito curto. Terena acha necessário mudar esse sistema para que todos possam se expressar amplamente.

Leia Mais:

Garantir bem estar dos indígenas deve ser “crucial” em nova agenda global

Fórum Indígena vai debater juventude, suicídio e direitos humanos

Cerca de 1,6 bilhão de pessoas depende diretamente de florestas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031