Jovens e idosos são destaque da Comissão sobre População e Desenvolvimento

Ouvir /

Segundo Nações Unidas, mundo tem a maior geração de jovens da história e pessoas acima de 60 anos é o grupo populacional que cresce mais rápido; reunião debate oportunidades para garantir igualdade para todos.

Mundo tem a maior geração de jovens da história. Foto: ONU/Loey Felipe

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

A Comissão das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento está reunida em mais uma sessão, que segue até sexta-feira. Representando o secretário-geral, Ban Ki-moon, o subsecretário-geral para Assuntos Econômicos e Sociais abriu o encontro.

Em Nova York, Wu Hongbo lembrou que o mundo tem "a maior geração de jovens da história". Segundo ele, muitos países precisam melhorar o ensino de meninas e meninos, garantir acesso a serviços de saúde sexual e reprodutiva e criar oportunidades de trabalho decente.

Força de Trabalho

O subsecretário-geral da ONU destacou também a questão dos idosos, pessoas de 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo populacional que aumenta de forma mais rápida. Com isso, a força de trabalho mundial fica cada vez menor.

Hongbo defendeu uma sociedade onde as pessoas mais velhas possam continuar dando sua contribuição, enquanto desfrutam da proteção social que merecem. Ele ressaltou que mais da metade da população mundial vive em cidades e essa proporção continuará crescendo pelos próximos 15 anos.

Exploração

Com isso, serão necessários esforços para aumentar os benefícios da urbanização e ultrapassar desafios, na avaliação de Wu Hongbo. Outra prioridade dos governos deve ser criar condições para a migração segura, para que diminuam os casos de exploração, de discriminação e de xenofobia contra migrantes.

Segundo o subsecretário-geral da ONU, o ano de 2015 oferece a oportunidade única de se alcançar uma mudança global num mundo com desigualdades onde centenas de milhares de pessoas sofrem com ataques contra a sua diginidade.

A 48ª sessão da Comissão sobre População e Desenvolvimento busca identificar ações que incluam a população na agenda de desenvolvimento sustentável. Segundo a ONU, o mundo terá mais 1,1 bilhão de habitantes nos próximos 15 anos, totalizando 8,4 bilhões de pessoas até 2030.

Leia Mais:

Direitos Humanos e Estado de Direito vitais para desenvolvimento sustentável

No Panamá, Ban pede a países que busquem prosperidade com igualdade

Ban afirmou que nova agenda de desenvolvimento precisa de recursos 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031