Conselho de Segurança renova mandatos de entidades que operam em África

Ouvir /

Estados-membros do órgão pediram respeito aos acordos militares sobre o Saara Ocidental; em Cote d’Ivoire, Grupo de Peritos que lida com armas vai trabalhar até finais de maio de 2016.

Reunião no Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Segurança adotou novas decisões sobre o Saara Ocidental e a Cote d’Ivoire, também conhecida como Costa do Marfim.

Na sessão desta terça-feira, o órgão alargou o mandato da Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental, Minurso, até 30 de abril de 2016.

Operação de Paz

Na resolução, os 15 Estados-membros reafirmam a necessidade do respeito total dos acordos militares alcançados com a operação de paz em relação ao cessar-fogo. O pedido é que as partes possam aderir as obrigações.

O outro apelo é que estas cooperem integralmente com as operações da missão, incluindo através da interação com interlocutores e com medidas para garantir a segurança e desimpedir o movimento do pessoal da ONU.

Peritos

Quanto à Cote d´Ivoire, o Conselho prolongou o mandato do Grupo de Peritos que trata de armas e temas relacionados no país africano até 30 de maio de 2016.

A resolução observa que as eleições presidenciais marfinenses serão realizadas em outubro deste ano, ao saudar as reformas adotadas para a preparação do pleito. Entre elas, estão as alterações do código eleitoral desenvolvidas pela Comissão Eleitoral Independente marfinense.

Polícia

Entretanto, os países-membros reiteraram a urgência de o país treinar e equipar as suas tropas, principalmente a polícia e os gendarmes, tendo em vista o período eleitoral.

Aos combatentes armados ilegais que atuam no território marfinense, incluindo os que estão nos países vizinhos, o Conselho apelou que estes deponham as armas. A resolução lembra que a Missão da ONU na Cote d’Ivoire, Onuci, monitoriza o seu embargo.

Leia Mais:

Visitas entre famílias do Saara Ocidental serão retomadas em abril

Conselho de Segurança alarga mandato da missão em Cote d’Ivoire

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031