Conselho de Segurança recebe estudo com relatos sobre conflito em Gaza

Ouvir /

Carta e resumo público do relatório foram enviados pelo secretário-geral; Ban Ki-moon disse não haver progressos sobre os elementos fundamentais que poderiam garantir a paz a longo prazo.

Prédios destruídos em Gaza. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral enviou uma carta ao Conselho de Segurança com o resumo público de relatos sobre incidentes ocorridos no mais recente conflito na Faixa de Gaza. O estudo foi feito pela Comissão de Inquérito que investigou o tema.

Ban Ki-moon expressou a sua “profunda e contínua preocupação” com as populações civis de Faixa de Gaza e de Israel. Na carta, o chefe da ONU realça a agonia de civis palestinianos em Gaza e a “situação trágica” que estes têm enfrentado durante décadas, refletida no relatório da Comissão de Inquérito.

Foguetes

Ban disse que “deve-se ter em mente que, no sul, civis israelitas continuam a enfrentar a ameaça de foguetes e de ataques terroristas do Hamas e de outros grupos de milícias”.

De acordo com as Nações Unidas, a Comissão de Inquérito analisou e investigou sete incidentes que envolveram 44 mortes do lado palestiniano, pelo menos 227 feridos além de danos ocorridos nas instalações da ONU.

O grupo também analisou três incidentes envolvendo armas encontradas em escolas da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinianos, Unrwa. O apuramento incluiu casos em que os grupos armados palestinianos podem ter usado instalações da agência para levar a cabo ataques.

Paz a Longo Prazo

A nota de Ban diz não haver progressos sobre os elementos fundamentais que poderiam garantir a paz a longo prazo para os povos da região.

O secretário-geral destaca que o relatório lembra que é preciso um cessar-fogo durável, que inclui o fim do contrabando de armas, a abertura dos cruzamentos e o progresso na reconstrução de Gaza.

Reconciliação

Ban lembra maiores passos em direção à implementação de acordo denominado Beach Camp , que visa a reconciliação palestiniana.

No documento, o secretário-geral realça ainda a importância de se encontrar uma nova dinâmica na busca de uma solução para o conflito no Médio Oriente.

O chefe da ONU sublinhou a  necessidade do retorno das negociações diretas entre israelitas e palestinianos, ao apelar o apoio ao processo através do envolvimento internacional.

Leia Mais:

Ban espera que novo governo de Israel apoie solução de dois Estados

Serry diz que segurança de Israel é importante para paz no Oriente Médio

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031