Chefe das Operações de Paz faz apelo pelo diálogo contínuo no Mali

Ouvir /

Hervé Ladsous falou ao Conselho de Segurança nesta quinta-feira; subsecretário-geral reafirmou importância da comunidade internacional ao declarar que, em última análise, responsabilidade pela paz é dos próprios envolvidos.

Hervé Ladsous nesta quinta-feira no Conselho de Segurança da ONU. Foto: ONU/Loey Felipe

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O subsecretário-geral da ONU para Operações de Paz afirmou que "mais do que nunca" é importante fazer um apelo aos envolvidos  no conflito no Mali para que continuem o diálogo.

A falar ao Conselho de Segurança, nesta quinta-feira, Hervé Ladsous declarou que a crise maliana "só pode ser resolvida através de um acordo político inclusivo e viável que possa ser implementado".

Acordo

Ele afirmou que o projeto de acordo que está em discusão fornece uma "boa base para solução de muitas questões que estão no centro do conflito". O subsecretário-geral disse, no entanto, que um acordo é apenas "uma etapa em um processo longo".

Ladsous considerou fundamental que todas as partes se envolvam plenamente para conduzir o processo.

Neste contexto, ele afirmou que a comunidade internacional tem um papel "muito importante" para facilitar este diálogo. Mas sublinhou que, em última análise, a responsabilidade da paz seria dos próprios malianos quando disse haver uma "oportunidade histórica" de se chegar a um acordo político.

Leia Mais:

Dois soldados da paz feridos após explosão de mina no Mali

Ban recebeu relatório sobre mortes em protestos diante da missão no Mali

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031