Ban espera fim de combates após cessação de bombardeamentos no Iémen

Ouvir /

Secretário-geral revela preocupação com relatos de retomada de confrontos;   conflito matou 1080 pessoas num mês; insegurança e aumento de combates impedem auxílio humanitário.

Ban Ki-moon. Foto: ONU/Mark Garten

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O secretário-geral das Nações Unidas disse que teve conhecimento do anúncio do fim de ataques aéreos ao Iémen, feito pela Arábia Saudita e os seus parceiros da coligação.

Falando a jornalistas, em Nova Iorque, Ban Ki-moon lembrou que na semana passada já tinha pedido um cessar-fogo imediato no país.

Confrontos 

O chefe da ONU disse esperar que na nova fase os combates no Iémen cheguem ao fim o mais cedo possível. Ele declarou ter ficado preocupado com relatos de retomada de confrontos na manhã desta quarta-feira.

Ban saudou também o apoio saudita para proteger civis e para o auxílio humanitário ao país. O rei Salman bin Abdul-Aziz Al-Saud ofereceu US$ 274 milhões pedidos pela ONU para ajudar ao país.

Antes, a Organização Mundial da Saúde, OMS,  an que 1.080 pessoas morreram e 4.352 ficaram feridas devido ao conflito no Iémen. As baixas ocorreram entre 19 de março e 20 de abril.

Hospitais

Devido aos relatos de insegurança e aumento de combates nas ruas da cidade de Áden,  uma agência de auxílio foi impedida de distribuir utensílios domésticos para deslocados em escolas do centro urbano do sul do país.

A ONU anunciou ainda que fez a entrega “com sucesso” de artigos de higiene num dos principais hospitais públicos locais.

Milícias

Os combates intensificaram-se quando as milícias Houtis controlaram a capital Sanaa e colocaram o presidente Addo Rabuh Mannsur  sob prisão domiciliária.

As Nações Unidas relataram também o início do transporte de água para as pessoas vulneráveis nas áreas de Al Rubaiyat na província de Al Dhale’e  após terem ficado um mês sem água e energia.

Leia Mais:

OMS alerta para colapso do sistema de saúde no Iêmen

Aumento da violência no Iêmen leva ONU a fazer apelo humanitário urgente

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 18 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031