Ban condena "assassinato bárbaro" de etíopes pelo grupo Isil na Líbia

Ouvir /

Secretário-geral deplora completamente que pessoas sejam alvo de ataques devido à sua religião; segundo agências da notícias, a Etiópia declarou três dias de luto após a morte de mais de 20 cristãos do seu país pelo Isil.

Ban Ki-moon. Foto: ONU

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A falar a jornalistas esta segunda-feira, em Nova Iorque, o porta-voz do secretário-geral da ONU mencionou a morte de etíopes na Líbia.

Stephan Dujarric afirmou que Ban Ki-moon "condena de forma veemente o assassinato bárbaro de cidadãos da Etiópia por elementos afiliados ao Daesh", denominação em árabe do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante, Isil.

Luto

Segundo agências da notícias, a Etiópia declarou três dias de luto após a morte, pelo Isil, de mais de 20 cristãos etíopes na Líbia.

O ramo líbio do grupo terrorista divulgou um vídeo no domingo a mostrar homens sendo decaptados numa praia e outros a levar tiros num deserto.

Religião

Ainda de acordo com as agências, o governo da Etiópia confirmou que as vítimas eram trabalhadores migrantes do país.

O porta-voz afirmou que o chefe da ONU deplora completamente que pessoas sejam alvo de ataques devido à sua religião. Ele expressou pêsames às famílias das vítimas e ao governo da Etiópia.

Diálogo Político

Segundo Dujarric, Ban reafirma que o diálogo em curso, mediado pela ONU, é "a melhor oportunidade para que os líbios ultrapassem a crise em seu país".

O secretário-geral encoraja os envolvidos que façam o necessário para chegar a um acordo. “Apenas a trabalhar juntos, os líbios poderiam começar a construir um Estado e instituições que possam confrontar o terrorismo”, declarou.

Leia Mais:

Em meio a negociações políticas, enviado da ONU condena violência na Líbia

ONU teme morte de 700 migrantes em nova tragédia no Mediterrâneo

Ronda de diálogo político líbio começa no Marrocos

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031