Ban afirmou que nova agenda de desenvolvimento precisa de recursos

Ouvir /

Secretário-geral da ONU fez a declaração na Cúpula das Américas, que está sendo realizada no Panamá; ele disse que as empresas têm um papel crucial nesse processo.

Ban Ki-moon em evento no Panamá. Foto: ONU/Eskinder Debebe

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU afirmou esta sexta-feira que a nova agenda de desenvolvimento global e a batalha contra a mudança climática vão precisar de recursos, tecnologia e capacitação.

Ban Ki-moon fez a declaração a líderes empresariais que participam da Cúpula das Américas, que está sendo realizada no Panamá.Segundo ele, o setor privado e outros parceiros vão ser cruciais nesse processo.

Eventos Importantes

Ele disse que este ano, espera que a comunidade internacional complete o que chamou de "ponte para uma vida de prosperidade, igualdade e dignidade para todos".

Para isso, Ban lembrou da Conferência Mundial sobre Redução do Risco de Desastres, realizada em março no Japão e citou importantes eventos que vão acontecer até o fim do ano.

Ele mencionou a Conferência Internacional sobre Financiamento para o Desenvolvimento, em Adis Abeba, em julho e o aniversário de 70 anos da ONU. Em setembro será realizada uma Conferência para a adoção da Agenda de Desenvolvimento pós-2015.

E em dezembro, o chefe da ONU declarou que o mundo deve finalizar um acordo climático significativo em reunião que vai acontecer em Paris.

Para Ban, as empresas tem um papel "chave" no sucesso de todos estes fórums e na implementação de seus resultados.

Ano Histórico

O secretário-geral afirmou que este é um ano para ação global e que com o apoio do setor privado na implementação das metas de desenvolvimento sustentável, é possível "transformar o mundo".

Ban pediu ajuda aos líderes presentes no fórum para fazer de 2015 um "ano histórico". Ele citou quatro passos importantes: que empresas ajudem a divulgar e apoiar as metas de desenvolvimento sustentável; sua implementação; mobilização de financiamento; e ajuda para se chegar a um acordo significativo sobre mudança climática.

O chefe da ONU afirmou que o mundo precisa que empresas e investidores façam a sua parte para atender às necessidades das pessoas no presente e transformar as perspectivas para o futuro.

Leia Mais:

Ban diz a líderes mundiais que 2015 é ano para “ação global”

ONU pede a países mais fundos para programas de desenvolvimento

*Apresentação: Laura Gelbert.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 11 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031