Ban afirma que o "esporte tem papel importante na sociedade"

Ouvir /

Secretário-geral fez a declaração em evento realizado na ONU que pede Ação Conjunta na Direção do Desenvolvimento Sustentável para Todos através do Esporte; ele afirmou que a atividade ajuda a manter as crianças na escola.

Ban Ki-moon no evento sobre “Ação Conjunta na Direção do Desenvolvimento Sustentável através do Esporte”. Foto: ONU/Mark Garten

Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou esta quarta-feira que "o esporte tem um papel importante na sociedade".

A declaração de Ban foi feita durante pronunciamento num evento sobre "Ação Conjunta na Direção do Desenvolvimento Sustentável para Todos através do Esporte", realizado no Conselho Econômico e Social, Ecosoc.

Conflito

O chefe da ONU disse que "em época de conflito, o esporte pode dar às vítimas um espaço para que elas possam se curar e crescer".

Além disso, ele declarou que "as atividades esportivas encorajam as pessoas a assumirem novos desafios, a formar relações sólidas e a lutarem com outros por objetivos comuns".

Segundo Ban, outros pontos positivos do esporte são o de ajudar a manter as crianças na escola, promover a capacidade de liderança e o estilo de vida saudável, como também empoderar as pessoas marginalizadas.

O secretário-geral lembrou que no ano passado participou da abertura do Centro "Esportes para Esperança", no Haiti. O novo complexo esportivo foi construído com o apoio do Comitê Olímpico Internacional.

Ban disse que quando o surto de ebola surgiu na África Ocidental, a Fifa ajudou nas operações de combate à doença transformando estádios em centros de tratamentos.

Brasil

O evento mostrou várias iniciativas realizadas no mundo inteiro para ajudar as crianças a participarem de atividades esportivas. No Brasil, foi citado o trabalho feito pelo Instituto Reação, fundado pelo ex-lutador de judô e medalhista olímpico Flávio Canto.

No vídeo apresentando no evento, Flávio Canto, falando em inglês, "disse que aprendeu muito com o esporte. Aprendeu como perder, como voltar (depois de um a derrota) e disse que sem dúvidas se tornou uma pessoa melhor".

Nesse sentido, Ban agradeceu a todos os atletas que usam a fama e a influência para ajudar numa mudança social. Ele mencionou também o importante trabalho realizado por milhares de voluntários nos locais onde vivem.

O secretário-geral quer que a comunidade internacional prometa usar o esporte para deixar um legado sustentável e de transformações para as próximas gerações.

Ban quer ainda que os Estados-membros, enquanto negociam a futura agenda de desenvolvimento vejam a importância do esporte, não somente na saúde mas também para a paz e harmonia e para o respeito e o entendimento entre todos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031