Ataque a veículo mata quatro funcionários do Unicef na Somália

Agência disse que outros quatro trabalhadores humanitários estão gravemente feridos; incidente em área da Puntlândia  teria sido causado por um dispositivo explosivo improvisado; viatura seguia de uma casa de hóspedes ao escritório.

Nicholas Kay afirmou que prosseguem operações de resposta. Foto: ONU/Rick Bajornas

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a Somália, Nicholas Kay, condenou nos termos mais fortes o ataque a um veículo da ONU ocorrido esta segunda-feira em Garowe.

Agências de notícias informaram haver pelo menos sete mortos no ato que foi reivindicado pelas milícias Al-Shabaab na área da região da Puntlândia. O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, disse que quatro dos seus funcionários estão entre os que perderam a vida.

Necessidades

Kay disse estar chocado e horrorizado com o episódio. Ele considerou desprezível o “total desrespeito pelas vidas de pessoas que trabalham nas necessidades humanitárias e de desenvolvimento do povo da Somália”.

Em nota, o responsável conta que o incidente ocorreu à 8 horas da manhã, horário local, quando um suspeito dispositivo explosivo improvisado atingiu a viatura. Kay afirmou que prosseguem as operações de resposta de emergência.

Casa de Hóspedes

O representante disse que o pessoal da organização está “triste, mas unido” devido à tragédia, e expressou condolências às famílias e amigos dos mortos, feridos e afetados.

O Unicef confirmou a morte de seus funcionários numa nota que revela que outros quatro estariam em estado grave. A agência contou que estes eram transportados de uma casa de hóspedes para o escritório, um percurso que normalmente dura três minutos.

O Unicef disse que está em contacto com as famílias dos funcionários e a fazer o transporte aéreo de feridos.

Leia Mais:

Enviado da ONU condena atentado como “ataque” à juventude da Somália

Escritório de direitos humanos da ONU condena ataque terrorista na Somália

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 12 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031