Ameaça do extremismo levou ao aumento da pena de morte em 2014

Ouvir /

Afirmação é do subsecretário-geral da ONU para os Direitos Humanos; em congresso em Doha, Ivan Simonovic volta a destacar não haver evidências sobre aplicação da pena capital e redução dos crimes.

Ivan Simonovic. Foto: ONU/Rick Bajornas

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.*

A percepção da ameaça do extremismo violento e os perigos do tráfico de drogas contribuíram para o aumento das sentenças de morte em 2014, de acordo com o subsecretário-geral da ONU para os Direitos Humanos.

Ivan Simonovic está em Doha, no Catar, participando do Congresso da ONU sobre Prevenção do Crime e Justiça Criminal e falou com a Rádio ONU.

Eficácia

O subsecretário-geral explicou não haver evidências científicas de que a pena de morte evita crimes ou de que é mais eficiente do que sentenças mais longas ou prisão perpétua.

Segundo Simonovic, há muita pesquisa científica sobre a pena de morte, mas nenhuma prova sobre sua relação com a contenção dos crimes. Para ele, é importante frisar que a pena capital não é uma maneira eficiente de combater a criminalidade.

Marginalizados

O subsecretário-geral destacou que o Escritório da ONU de Direitos Humanos lançará em breve um livro sobre o assunto, focando não haver nenhum sistema legal livre de erros, mas reforçando que quando se tira a vida de uma pessoa, é impossível voltar atrás.

Simonovic lembrou que outro problema relacionado com a pena de morte é que a sentença afeta de forma desproporcional os grupos marginalizados, como as pessoas mais pobres, minorias raciais e religiosas e trabalhadores migrantes.

*Com reportagem de Reem Abaza, enviada da Rádio ONU a Doha.

Leia Mais:

Comitê da ONU critica Indonésia por execuções relacionadas a drogas

ONU discute a abolição da pena de morte

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031