Agências da ONU em Cabo Verde avaliam situação na Ilha do Fogo

Ouvir /

Vulcão entrou em erupção em novembro do ano passado; está a ser realizado um exercício de avaliação das necessidades pós-desastre, num esforço em conjunto do governo, com o Banco Mundial e o sistema das Nações Unidas.

Aumento da atividade vulcânica na Ilha do Fogo. Foto: Ocha

Michelle Alves de Lima, da Rádio ONU em Nova Iorque.*

Está a ser conduzido em Cabo Verde um exercício de avaliação das necessidades pós-desastres no país. A atividade, que segue até o dia 16, é um esforço de agências das Nações Unidas, do Banco Mundial, da União Europeia e do governo.

A operação segue as recomendações do Fórum de Reconstrução da Ilha do Fogo, onde um vulcão entrou em erupção no final de novembro do ano passado. Na ocasião, a comunidade local foi afetada e houve perda de gado e de terras agrícolas.

Impactos

A iniciativa envolve a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, o Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, o Programa da ONU para Assentamentos Humanos, ONU-Habitat e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

Segundo a ONU em Cabo Verde, o objetivo do exercício é avaliar os efeitos da erupção do vulcão na Ilha do Fogo em várias localidades na Caldeira e em comunidades próximas.

O projeto está a considerar as perdas e os danos em infraestrutura, habitação, turismo, produção e transformação agropecuária, e também impactos no emprego, na educação e na saúde.

Estratégia

Os resultados serão usados como base para a avaliação do impacto macro e socioeconómico do desastre e no desenvolvimento humano das comunidades afetadas.

A seguir, deve-se apoiar autoridades nacionais e locais na elaboração de uma estratégia de recuperação sustentável, que dará  prioridade a intervenções para reduzir vulnerabilidades e evitar futuros desastres.

*Apresentação: Denise Costa.

Leia Mais:

ONU e Cabo Verde iniciam 2015 a celebrar 40 anos de parceria

Entrevista: Apoio a Cabo Verde no pós-erupção

ONU e Cabo Verde prepararam apelo humanitário para vítimas do vulcão

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031