África: Banco Mundial destaca alto custo do impacto das alterações climáticas

Ouvir /

Relatório prevê perdas entre 5% e 60% nas receitas dos países se mudanças climáticas não forem tidas em conta nos planos e projetos de infraestrutura de água e eletricidade.

Relatório ilustra os impactos das mudanças climáticas sobre a energia hidrelétrica e infraestruturas de irrigação. Foto: Banco Mundial/Arne Hoel

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O impacto das alterações climáticas sobre serviços básicos de água e de energia serão onerosos no continente africano, adverte um novo relatório do Banco Mundial.

O órgão destaca que é preciso ação imediata para reduzir esses riscos, no estudo intitulado Reforçando a Resiliência Climática de Infraestrutura de África.

Consumo

Num cenário de clima mais seco, a falha em integrar as mudanças climáticas no planos e projetos de serviços básicos de energia hidrelétrica poderia levar a perdas entre 5% e 60% nas receitas dos países. Os custos de consumo de energia poderiam aumentar para mais do que o triplo do valor atual.

O documento, lançado em Adis Abeba, ilustra os impactos das mudanças climáticas sobre a energia hidrelétrica e infraestruturas de irrigação, além de identificar opções de adaptação. A pesquisa também recomenda como aumentar a resiliência ao clima.

Planos

Pela primeira vez, o documento aborda as bacias hidrográficas e os sistemas de energia. O relatório analisa também as mudanças a ter em conta nos planos de investimento para diminuir riscos.

O vice-presidente do Banco Mundial para África disse é importante entender as causas e abordar os efeitos das alterações climáticas e dos serviços básicos resistentes ao clima nos esforços para acabar com a pobreza na região.

Makhtar Diop considera que se não forem controladas, as alterações do clima poderão sobrecarregar os esforços de desenvolvimento em curso.

Leia Mais:

Banco Mundial prevê estabilidade dos preços de matérias-primas este ano

Países em desenvolvimento geraram US$ 3,2 biliões em matérias-primas

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 15 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031