Unicef: pelo menos 80% das escolas afetadas pelo ciclone Pam em Vanuatu

Ouvir /

Estimativas são de que 166 mil pessoas em 22 ilhas do arquipélago foram afetadas; segundo agência da ONU, há "risco significativo" de propagação de doenças por causa de inundações, condições sanitárias ruins e assistência médica limitada.

Kits escolares estão sendo distribuídos pela Unicef. Foto: Unicef/UNI181303/Waradi

Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, pelo menos 80% das escolas em Vanuatu foram afetadas pelo ciclone tropical Pam.

Estimativas são de que pelo menos 166 mil pessoas em 22 ilhas no arquipélago no Pacífico tenham sido atingidas, incluindo 82 mil crianças.

Água

Acesso a água é considerado "absolutamente crítico" já que a maioria das ilhas do país está sofrendo de "aguda" escassez. Tanques de coleta de água das chuvas foram destruídos, fontes contaminadas com água do mar e lama, e sistemas que dependem de eletricidade estão inoperantes por falta de energia.

Cerca de 4 mil pessoas permanecem desabrigadas na capital Port Vila e arredores da cidade. Abrigo e comida continuam necessidades críticas. Cerca de 13 mil casas no país foram danificadas ou destruídas.

Doenças

Ainda segundo o Fundo, há "risco significativo" de propagação de doenças infecciosas por causa das "enchentes, condições sanitárias ruins e assistência médica limitada".

O governo declarou estado de emergência nas províncias de Torba, Sanma, Penama, Malampa, Tafea e Shefa.

Escolas

O Unicef está criando espaços temporários de estudo e distribuindo materiais escolares.

Em Tongoa, nas ilhas Sheperd, os primeiros suprimentos do tipo já chegaram, incluindo sete tendas que fornecem espaços temporários seguros de estudo, mochilas e itens de emergência conhecidos como "escola em uma caixa".
Os suprimentos vão permitir que 570 crianças voltem às aulas.

Ajuda

O Unicef está distribuindo itens vitais em Vanuatu, assim como nos vizinhos arquipélagos de Tuvalu, Ilhas Salomão e Kiribati. Os suprimentos incluem purificadores de água, vacinas e kits de saúde para garantir que milhares de crianças estejam protegidas de doenças e com acesso à água limpa.

Segundo o Fundo, a logística para distribuição da ajuda é "enorme e complexa". Estes países são compostos de diversas ilhas, só Vanuatu tem 83, e algumas podem levar até seis dias para serem alcançadas.

A agência da ONU montou depósitos em Vanuatu para assegurar que os suprimentos que entram no país possam chegar rapidamente às crianças que mais precisam deles.

Leia Mais:

Cerca de 82 mil crianças foram afetadas pelo ciclone Pam em Vanuatu

Milhares de mulheres grávidas precisam de cuidado em Vanuatu após ciclone

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031