Relatora sobre minorias preocupada com aumento de ataques na Nigéria

Ouvir /

Rita Izsak apresentou ao Conselho de Direitos Humanos seu documento final sobre a visita que fez ao país; segundo a relatora, as causas da violência são complexas e vão além de religião e etnia.

Rita Izsák. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

O Conselho de Direitos Humanos ouviu, esta quarta-feira, a relatora especial sobre questões das minorias. Rita Izsak apresentou o informe final sobre sua visita à Nigéria, ocorrida em fevereiro do ano passado.

A relatora explicou que pôde ver, em primeira mão, a diversidade da Nigéria, país que tem mais de 250 grupos étnicos e várias línguas faladas. Rita Iszak destacou a violência inter-comunitária e disse ter ficado "chocada" com o aumento dos ataques e assassinatos perpetrados pelo Boko Haram em várias localidades.

Causas Complexas

Durante sua visita ao terreno, a relatora conversou com integrantes do governo, da sociedade civil, líderes religiosos e comunitários. Ao Conselho de Direitos Humanos, Iszak disse que ficou claro que as causas da violência não podem ser apenas étnicas ou religiosas, já que são muito mais complexas e interligadas.

A relatora citou a competição por recursos, a pobreza, problemas de governação e impunidade. Rita Iszak recomenda o estabelecimento de regulamentação legal sobre o status nativo e garantia de que nenhuma pessoa seja discriminada ou excluída do acesso a serviços básicos ou da participação da vida social, política e cultural.

Por outro lado, a relatora sobre direitos das minorias elogiou o governo nigeriano por implementar programas de preservação das línguas minoritárias. No Conselho, Iszak reiterou a importância de eleições justas, transparentes e livres de violência, uma vez que os cidadãos preparam-se para ir às urnas no fim do mês.

Leia Também:

Procuradora do TPI faz novo apelo à Nigéria por eleições sem violência

Número de deslocados na Nigéria ultrapassa os 1,2 milhão

África Ocidental planeia resposta ao grupo Boko Haram

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 14 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031