Relator pede atenção com "horrores" vividos por crianças palestinas

Ouvir /

Makarim Wibisono apresentou relatório no Conselho de Direitos Humanos e lembrou que 400 mil menores precisam de apoio psicológico em Gaza; ele falou sobre "ferocidade" da destruição causada pelo conflito ocorrido há sete meses.

Makarim Wibisono nesta segunda-feira em Genebra. Foto: ONU/Jean-Marc Ferré

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.

O Conselho de Direitos Humanos ouviu esta segunda-feira a apresentação do relator especial sobre os direitos humanos nos territórios ocupados palestinos. Em Genebra, Makarim Wibisono falou sobre os "horrores e injustiças vividos por mais uma geração de crianças palestinas".

O relator destacou que a violência entre Israel e grupos armados palestinos terminou há sete meses. Wibisono contou a história de Bader, um menino de sete anos que morreu nas ruas de Gaza após ser ferido no estômago com estilhaços. Segundo o relator, testemunhas confirmaram que o menino ficou na rua implorando por ajuda, mas não sobreviveu.

Traumas

No Conselho, Wibisono destacou que o destino de Bader não é único, porque centenas de crianças "pagaram o preço do conflito".

Ele lembrou que cerca de 400 mil crianças em Gaza precisam de apoio psicológico e segundo o relator, "essa geração e futuras gerações de palestinos e de israelenses têm direito igual à vida e a um futuro de paz".

Responsabilidades

Makarim Wibisono citou a "ferocidade da destruição e da alta proporção de vidas perdidas em Gaza", o que para o relator coloca em "dúvida a aderência de Israel aos princípios de proporcionalidade, distinção e precauções em ataques, como prevê a lei humanitária internacional".

Ele lembrou que diversos hospitais, ambulâncias, escolas e casas sofreram ataques durante os 51 dias de conflito em 2014. O relator lembrou que israelenses, palestinos e a comunidade internacional têm a responsabilidade de acabar com as hostilidades mútuas na região.

Ao fazer sua apresentação, Wibisono notou que a delegação de Israel não estava presente no Conselho de Direitos Humanos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 8 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031