RD Congo: prejuízo do contrabando de recursos supera US$ 1 mil milhão

Chefe da missão da ONU no país disse que  valor é anual; 98% dos lucros líquidos vão para redes criminosas transnacionais; informe ao Conselho de Segurança destaca que situação ainda é instável.

Martin Kobler em reunião no Conselho de Segurança. Foto: ONU/Paulo Filgueiras

Eleutério Guevane, da Rádio ONU em Nova Iorque.

As perdas devido à exploração de recursos naturais rondam US$ 1 mil milhão por ano no leste da República Democrática do Congo, RD Congo.

O representante do secretário-geral no país, Martin Kobler, disse ao Conselho de Segurança que a Missão da ONU no país, Monusco, não está apenas a lidar com grupos armados mas também com bandos criminosos organizados.

Recursos

Uma parte dos recursos é ilegalmente traficada para fora do país. Cerca de 98% dos lucros líquidos da exploração de ouro, carvão e madeira beneficiam redes criminosas transnacionais.

De acordo com Kobler, os grupos armados locais retêm somente 2% dos lucros do contrabando ilegal. A Monusco criou uma Força Tarefa sobre o assunto que envolve o enviado especial do secretário-geral para os Grandes Lagos.

A unidade de crime organizado da Polícia das Nações Unidas também faz parte da iniciativa.

Limites

A Missão diz que além de ajudar a salvaguardar os recursos naturais para futuras gerações, a missão quer contribuir para abordar o que está por detrás do conflito dentro dos limites do seu mandato.

Kobler  disse ainda que 15 anos depois do envio da missão,  o país está “unificado e com uma identidade clara” sem guerra nem em período de transição.

Entre os ganhos obtidos estão o sucesso do exército na libertação de territórios  que eram controlados por grupos armados.  Ele disse que a presença destes era limitada ao leste, onde a situação ainda não é estável.

Sobre as eleições gerais de novembro, o responsável saudou a divulgação do calendário eleitoral em fevereiro. Ele disse ainda que manifestações em várias cidades demonstraram que o povo está preocupado com um pleito a ser realizado dentro dos prazos

Leia Mais:

RD Congo: Monusco fala de pausa na cooperação em ações para deter rebeldes

 

 

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031