Para ECA, África é agora a "terra da oportunidade"

Ouvir /

Especialista da Comissão da ONU acredita que o continente continuará a ter boa performance económica, com a região leste a crescer a 6,3%; África Oriental continua a expandir seu consumo privado e déficit do continente está a 4,2%.

Segundo especialista, crescimento na África Oriental deve chegar a 6,3%. Foto: Banco Mundial/Curt Carnemark

Leda Letra, da Rádio ONU em Nova Iorque.

A Comissão Económica das Nações Unidas para África, ECA, afirmou que o continente está a ter uma "performance positiva em termos de crescimento, mobilização de recursos domésticos e desenvolvimento social".

Num encontro com ministros das Finanças na Etiópia, o diretor de Políticas Macroeconómicas da ECA ressaltou que África continuará a ter um melhor desempenho do que outras regiões do mundo e por isso, deve ser considerada a "terra da oportunidade".

Consumo Privado

Segundo Adam Elhiraika, somente na África Oriental, o crescimento deve chegar a 6,3%, o que para ele é "boa notícia", especialmente com o aumento do consumo privado da classe média, a melhoria do comércio intraregional e grandes investimentos em infraestrutura e comunicações.

O especialista da ECA destacou ainda que houve progressos no combate à corrupção e a gastos desnecessários, o que levou o continente africano a manter seu déficit a 4,2%.

Crises

Elhiraika avalia também melhorias no setor da educação, com maior presença de alunos do ensino primário e no fornecimento de serviços de saúde. Mas o diretor da ECA destaca que o desenvolvimento social em África continua num ritmo lento, por isso é preciso melhorar a qualidade do crescimento por meio da criação de empregos.

O representante lembrou, entretanto, que a crise no preço do petróleo teve um impacto negativo nas economias dos países produtores, mas com efeitos mínimos no continente como um todo.

Para a ECA, África também precisa avaliar melhor os efeitos dos conflitos nas economias das nações e neste sentido, a Comissão propõe a criação de um observatório de alerta que possa antecipar confrontos.

Compartilhe

JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
JORNAL DA ONU - 5 MIN, 13 DE DEZEMBRO DE 2017
Loading the player ...

SIGA A RÁDIO ONU NAS REDES SOCIAIS

 

dezembro 2017
S T Q Q S S D
« nov    
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031